Mecanismos De Fesa
Artigos Científicos: Mecanismos De Fesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodolfochagas • 29/5/2014 • 514 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
Mecanismos de defesa: São processos inconscientes que garantem a integridade do ego.
Obs: é como se fosse uma espécie de proteção mental em face as angústias ...
(meu entendimento)
Compensação: é o processo psíquico em que o indivíduo se compensa por alguma deficiência, pela imagem que tem de si próprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, então, passa a considerar como um trunfo. Exempo: um aluno ruim nos esportes se consola por ser bom em matemática.
Deslocamento: consiste em transferir as características ou atributos de um determinado objeto para outro objeto. Exemplo: receber uma bronca do chefe e, assim que chegar em casa, chutar o cachorro como se ele fosse o responsável pela frustração.
Expiação: é o processo psíquico em que o indivíduo quer pagar pelo seu erro imediatamente, com a esperança de que o erro seja imediatamente anulado.
Fantasia: é um processo psíquico em que o indivíduo concebe uma situação em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que não pode ser, na vida real, satisfeito. Exemplo: Um homossexual que precisa manter o casamento e que, quando procurado pela esposa para o sexo, fantasia que está tendo relações homos e não héteros durante o ato. Fantasiar pode ajudar em certos conflitos psicológicos, mas não "resolve" o conflito. Certas pessoas podem passar a vida inteira fantasiando, mas, quando caem na realidade, o conflito retorna.
Formação Reativa – Este processo acontece quando existe repressão dos próprios impulsos acompanhada com uma tendência contrária. Assim, mantem o impulso indesejado e oculto longe do consciente, super-enfatizando o impulso oposto, ainda que “falso”. Por exemplo, uma pessoa demasiado corajosa, pode ser reflexo de medo oculto ou um homem demostra ser “demasiado masculino” para camuflar a sua feminidade.
Identificação - O indivíduo pode diminuir ou evitar a angústia identificando-se com outras pessoas ou grupos, de forma a se proteger. Por exemplo, uma pessoa que sofreu um recente fracasso pode identificar-se com o triunfo de outras, como se aquele triunfo também fosse dela. Também, ameaças externas ao eu podem ser reduzidas quando a pessoa passa a ver essas ameaças voltadas para um grupo mais amplo ao qual se identifica e não apenas a ela. Por isso, temos a tendência de fazer algo que consideramos perigoso quando estamos em grupo, assim o sentimento de culpa e angústia ligados a tal ação se dilui no grupo inteiro.
Isolamento – No isolamento, o individuo isola sistemas de conteúdo mental e ou emocional, isto é, separa emoções que outrora estavam associadas. Isto de forma a se proteger da angústia. Por exemplo alguém que rouba e não sente sentimentos de culpa ou alguém que perde um parente próximo sem sentir o sentimento de perda.
Negação - A negação talvez possa ser considerada o mecanismo de defesa mais ineficaz, pois se baseia em simplesmente negar os fatos acontecidos à base de mentiras que acabam se confundido e na maioria das vezes contrariando uma à outra. Um bom exemplo de negação é um garoto que, ao ser acusado de roubo (e realmente é culpado), diz: "Eu não tenho nada comigo! Eu achei no chão e o dono da loja me deu!".
...