Medicina Ayurvedica
Monografias: Medicina Ayurvedica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilmaqueiroz • 29/10/2014 • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 591 Visualizações
Medicina Ayurveda ou Ayurvedica É uma Palavra de origem sânscrita,(que significa ciência da vida)
• É uma ciência milenar criada na Índia há pelo menos 5 mil anos. Assim, pode-se dizer que ela é a matriz da Medicina desenvolvida na China, no mundo árabe, em Roma e na Grécia. Esta prática ainda é exercida entre os indianos e é reconhecida hoje como um sistema medicinal tradicional.
• A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.
• Esta medicina integra a Ciência Védica – baseada nos quatro textos sagrados do Hinduísmo. Ela se vale de recursos como plantas medicinais, dietas, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia - tratamento com metais e gemas , cirurgia e psicologia.
• Suas técnicas se baseiam na crença de que o corpo humano contém três humores biológicos, conhecidos como Doshas.
• O dosha Vata: é a esfera do espaço e ar, que influi no organismo com suas características básicas – secura, leveza, sutileza e inquietude.
• O dosha Pitta:é o domínio do fogo e água, que transmite calor, leveza e untuosidade.
• O dosha Kapha: é o universo da água, e terra com sua umidade, frieza e densidade.
• Assim, segundo esta visão medicinal, o acúmulo ou a carência destes atributos traduz-se em um desajuste no Dosha que equivale ao elemento alterado, e se expressa no corpo material na forma de doenças e distúrbios psíquicos.
• Por exemplo, se Vata está desarmonizado, a pessoa começa a emagrecer, se enfraquece, torna-se suscetível ao clima frio, apresenta tremores, mutações no sistema nervoso, entre outros sintomas.
• Quando Pitta se desajusta, os olhos e a pele se tornam amarelos, a fome aumenta, a febre aparece, há uma intensa sensação de calor, surgem inflamações e infecções, entre outros sinais.
• A alteração de Kapha produz debilitação do sistema digestivo, pele pálida, calafrios, tosse acompanhada da constituição de muco nos pulmões, sono, preguiça, entre outros vestígios de desequilíbrio.
• Na Medicina Ayurvédica considera-se que as enfermidades nascem bem antes de sua revelação no organismo através dos sintomas convencionais. Portanto, elas surgem como pequenos desarranjos que, não percebidos e tratados, vão se intensificando, até se transmutar em doenças, antes que se possa dar conta do que está ocorrendo.
• Esta técnica foi o alicerce que permitiu o crescimento da medicina japonesa. Tanto indianos quanto japoneses precisavam desenvolver um sistema medicinal que não fosse dispendioso, pois a grande parte da população destes países era muito pobre. Esta é a razão porque hoje, na Medicina Ayurvédica, se encontram tantos elementos das técnicas de cura do Japão, pois as duas cresceram praticamente juntas.
• Conforme os textos hindus sobre este tema, esta Medicina divide-se em oito categorias fundamentais -
1- Cirurgia geral.(salya)
2-Doenças da cabeça pescoço, incluindo oftalmologia e otorrinolaringologia (salakya)
3-Medicina interna ou clínica medica (kayacikitsa)
4-Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais.(bhutavidya)
5-Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos.(agadatantra)
6-Ginecologia, obstétrica e pediatria.(kaumarabhrtya)
7-Terapia de rejuvenecimento.(rasayana tantra)
8-Terapia dos afrodisiacos (vajikaranatantra)
• A massagem Ayurvédica é um dos principais métodos utilizados pela Ayurveda. Ela é uma das técnicas corporais mais antigas e integrais, contribuindo amplamente para a harmonia orgânica e mental. Esta massagem age na esfera física e também na energética, e deve ser aplicada a cada pessoa conforme seu dosha, por esse motivo não se trata de uma única metodologia, mas de várias, aplicadas conforme as necessidades de cada indivíduo, com o auxílio de óleos medicinais específicos.
• Ela é indicada para depressões, estresses, cansaços, dependências químicas, purificação do corpo físico, desbloqueios energéticos, restabelecimento do equilíbrio dos chakras, entre outras enfermidades, embora esta técnica não trate doenças, e sim o paciente.
• Para viver de acordo com esta medicina, o homem deve cultivar uma existência mais saudável, conquistar qualidade de vida, e assim obter uma psique harmonizada e um espírito equilibrado. É fundamental que ele conduza sua vida pela bússola da sabedoria, o que lhe garantirá um bem-estar pleno, em todos os sentidos. Esta é a meta principal do Ayurveda.
DIAGNÓSTICO AYURVÉDICO
O médico ayurvédico da principal atenção ao pulso, à língua, ao rosto, aos olhos e ás unhas. O médico ayurvédico descreve um pulso radial de três tipos:(vata,pitta e kapha) e com a arte das seis diferentes pulsações pelo braço, três profundas e três superficiais, é possível estudar a força, a vitalidade e o tom normal da fisiologia dos órgãos específicos. Através da observação da superfície da língua e olhando as diferentes colorações, o médico ayurvédico pode ganhar informações a respeito do estado funcional dos órgãos interiores. Através da urina da manhã, e observando a cor da urina, o médico ayurvédico pode ter uma boa ajuda para o diagnostico do desequilíbrio dos dosha. (Uma cor escura indica uma desordem Vata), (uma cor amarela, indica um desequilíbrio Pitta.).(Se a urina se apresentam turvas indica um desequilíbrio Kapha).
(entrevista ao Médico Enzo DI MAIO na revista italiana "Focus" n° 80 do Junho 1999, ed. Mondadori).
TRATAMENTO DAS DOENÇAS NA MEDICINA AYURVÉDICA
A Medicina Ayurvédica tem como primeiro objetivo a recuperação da saúde, obviamente depois de haver compreendido e diagnosticado os incômodos desequilíbrio
...