Medicina Ayurvédica
Por: Mira Sathya • 8/1/2016 • Trabalho acadêmico • 13.061 Palavras (53 Páginas) • 631 Visualizações
A HISTÓRIA DA AYURVEDA EM MINHA VIDA
Maria Carolina Lopes de Souza Toledo ¹
A ayurveda é a ciência da vida, a ciência da saúde holística, que inclui exercícios, meditações, Yoga, massagens ayurvédicas e Panchakarma, atuando em todo o corpo, como holus.
A origem mitológica da Ayurveda conta que o senhor Brahma, criador do Universo, primeiramente meditou a Ayurveda, buscando amenizar os problemas dos seres humanos. Brahma memorizou completamente o ayurveda, compondo-o em centenas de milhares de versos. Mais tarde, percebendo que os seres humanos tinham uma vida curta na terra e uma memória não tão prodigiosa, dividiu o ayurveda em oito ramos, ou especialidades médicas, para facilitar o seu aprendizado.
Devido a grande ganância do ser humano, que mais prensava em adquirir dinheiro e bens, passou a desenvolver doenças, os Sadhus se reuniram para discutir o como tratar as pessoas. Porém foi Bharadwaj quem recebeu do senhor Indra, o rei dos Devas, o conhecimento da ayurveda com o intuito de transmiti-la aos alunos e estudantes, escrevendo Susruta Samhita, em sânscrito, há quase 5000 a.C..
Outra história diz que da agitação do oceano, muitas coisas sagradas saíram, inclusive o senhor Dhanvantari, o Deus da Ayurveda, trazendo consigo todo conhecimento ayurvédico que é praticado e vivenciado, sendo um dos sistemas de cura natural mais eficazes e científicos para a cura de problemas, conhecimento este que deve ser difundido como uma maneira de ajudar a sociedade.
Sem efeitos colaterais, por ser uma ciência holística, a Ayurveda estimulou o desenvolvimento de outros sistemas terapêuticos como acupuntura, acupressão, a homeopatia, a fitoterapia ocidental e a naturopatia.
Vedas são antigas escritas, que são divididas em Rigveda, Atharvaveda, Samaveda e Ajurveda e a Ayurveda é uma sub-parte do Atharvaveda, pelo qual o conhecimento da vida e da boa saúde são descritos.
Introdução e os 8 Ramos da Ashtanga Ayurveda
“Ayus” significa vida e “veda”, conhecimento. Desta forma, Ayurveda significa conhecimento e compreensão da vida e descreve 4 tipos de vida: vida nociva, vida benéfica, vida prazerosa ou vida não-prazerosa; sendo assim, a ciência dos Vedas define o que é benéfico ou prejudicial.
O objetivo da ayurveda é manter a saúde integral do ser, equilibrando o sistema imunológico e nos afastando de doenças. Se abaixarmos nossa defesa e nos tornarmos fracos, a Ayurveda busca a cura do problema.
Para identificar quem está ou não saudável devemos observar alguns critérios:
- Os Doshas: são as três enérgicas biológicas no corpo, de Vata, Pitta e Kapha;
- Os Malas: três tipos de secreções corpóreas, fezes, urina e suor;
- Os Dhatus: sete tecidos funcionais e estruturais, rasa, rakta, mamsa, meda, majja, asthi e sukra;
- O Agni: significa o fogo digestivo.
Nos aspectos emocionais e psicológicos, temos o equilíbrio Indra, representando os órgãos dos sentidos e a Mana (mente).
Somente com o equilíbrio dos órgãos de sentido, a mente e o espírito temos o corpo saudável. Para conquistarmos a saúde plena devemos respeitar a rotina diária sazonal, Demacharya, a qual fazemos de acordo com a época do ano.
A dieta, ahar, é parte importante, pois de corpo com nosso dosha e prakriti nutrimos nosso corpo, mente e espírito, as partes e nosso corpo são feitas dos mesmos elementos provenientes de nossa alimentação.
O exercício físico também é muito importante afim de manter a saúde, equilibrar nosso sistema, obter boa musculatura e manter nosso sistema digestivo saudável.
Outros fatores e práticas devem estar consoantes com todos esses aspectos, como a prática do Yoga, da meditação e o código de conduta para que possamos ter e manter nossa saúde.
Para Ayurveda, o todo deve ser considerado afim de diagnosticar e tratar os desequilíbrios.
Dez fatores contribuem para um diagnóstico:
- Doshia ou patologia: em que órgãos ou tecidos está o dosha agravado;
- Saber da localização desta pessoa, qual região ou país o indivíduo estava quando apareceram os sintomas;
- Bala: representa a força do indivíduo, se ele digerira a meditação;
- Kala: época do ano, se a doença vem e vai ou se agrava;
- Fogo Digestivo: por meio da força do sistema digestivo é possível dividir a quantidade da erva a ser aplicada;
- Prakriti: composição corporal, implementar a dieta de acordo com Vata, Pitta ou Kapha;
- Idade da pessoa;
- Nível de Satva: identificar se a pessoa está preparada para tratamento, constatar a força psicológica;
- Tolerância ou intolerância;
- Ahar: dieta.
Depois de verificados este aspectos a fim de diagnosticar a patologia, iniciamos o tratamento respeitando cinco critérios básicos:
1 - Nidana: remoção do fator causal;
2 - Purvarupa: Orientações sobre forma de conduta causadora da patologia;
3 - Desintoxicação do corpo ou panchakarma: vômito, laxante, enema, nasya, limpeza nasal, limpeza do sangue;
4 – Ervas ou medicamentos: uso externo (líquido, óleo, pasta, creme, etc) ou uso interno (comprimidos, pó, líquidos, etc) afim de gerenciar a doença;
5 – Fortalecimento imunológico corpóreo com o uso de tônicos específicos.
Contudo, não devemos esquecer a Sharira ou Cinco Elementos básicos: Akasha, Vayu, Prithvi, Agni e Jala, em suas funções plenas, Sharira Krya.
A Ayurveda é composta por 8 ramos.
Kaaya Chikitsa é a medicina interna, que descreve todos os tipos de fórmulas, pós, líquidos, comprimidos os quais são ministrados oralmente. Por meio dela é realizado o Panchakarma.
Baala Chikitsa consiste na pediatria, cuida dos recém-nascidos até 16 anos e se utiliza de medicamentos específicos para harmonização das crianças.
Graha Chikitsa, ramo da Ayurveda que se trata sobre bactérias e vírus.
Urdhvaang Chikitsa trata especificamente de cabeça, garganta, nariz e olhos.
Shalya Chikitsa, Área relacionada a cirurgias, instrumentação, fraturas, feridas e queimaduras.
Damstra Chikitsa, toxologia, trabalha com picadas de insetos, aranhas, cobras, como tratar o veneno e venenos que as pessoas podem ingerir.
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