Medicina Tradicional Chinesa
Artigo: Medicina Tradicional Chinesa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vidmontiene • 6/10/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Resumo – Livro das Mutações
Quando tentamos, com um olhar dirigido, entender o sentido das forças opostas e complementares, entendemos o sentido do inicio de todas as coisas.
Os poderes fundamentais – yang/yin estas em constante mutação, em movimento e repouso, transformando-se um no outro, construindo os hexogramas.
Como na natureza, onde observamos o ciclo do dia, das estações do ano, da vida, o ser humano também se constrói pelas mesmas leis naturais, onde tudo se transforma em uma nova fase, onde movimento e morte são passagens do material para o imaterial.
O masculino e o feminino entram em comunhão, resultando numa existência que está em equilíbrio quando em repouso.
Na desintegração, caracterizada pelo movimento, “cada coisa volta ao seu lugar”, há uma separação das forças yin-yang para uma nova transformação/criação, ou seja, separação-junção.
Neste contexto, a existência do bem e do mau é incoerente, pois tudo gera o todo, portanto o que existe é apenas o movimento do ser, autêntico, no seu âmago, apenas existindo, e é neste ponto que o homem alcança seu total, seu potencial, seu máximo, pois este é o espelho do yang e do yin, podendo assim se manifestar de forma verdadeira na natureza. Neste ponto, o pensar e o agir estão em harmonia, resultando num afetivo da mesma forma harmônico.
No hexograma “O Criativo”, onde encontramos as bases de sabedoria, amor, justiça e costumes, temos a base para que tudo seja em volta de um agir onde todos são contemplados, sem egoísmo, vaidades, erros, alcançando o sucesso.
No yang e no ying, os seres são sublimes, nada escapa.
Todas as vontades do homem que se materializam têm seu início na sua mente, daí a importância da homem conhecer as forças do TAO, para não errar ,para que seu destino não falhe.
Conhecendo o TAO conhecemos nosso destino.
...