Medidas Prevencionista No Segmento Hospitalar
Trabalho Universitário: Medidas Prevencionista No Segmento Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alicexsil • 5/11/2014 • 841 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SEGURANÇA DO TRABALHO
MARIA ALICE DOS SANTOS SILVA
HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANÇA INDUSTRIAL
HIGIENE DO TRABLHO E BIOSEGURANÇA
GESTÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
Petrolina
2014
MARIA ALICE DOS SANTOS SILVA
HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANÇA INDUSTRIAL
HIGIENE DO TRABLHO E BIOSEGURANÇA
GESTÃO DE SANEAMENTO AMBIENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnólogo em segurança do trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão e Saneamento Ambiental, Higiene do trabalho e segurança Industrial, Higiene do trabalho e Biosegurança, Seminário IV.
Profº Alfredo Ribeiro e Vinícios Rincão, Profª Regiane Brignoli, Anelise Passarine e Claudiane Balan.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO:
DESENVOLVIMENTO:
CONCLUSÃO:
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo, ampliar o conhecimento e auxiliar na compreensão das disciplinas do semestre, através da integração e contextualização do conteúdo prático e teórico, visando o aprimoramento no processo de formação e melhoria continua na área da segurança e saúde do trabalhador.
HIGIENE DO TRABALHO E SEGURANCA INDUSTIAL
O mapa de risco é a representação gráfica do local de trabalho onde são registrados os riscos ambientais, suas naturezas e intensidades, estando estes vinculados, direta ou indiretamente ao processo, organização e ás condições de trabalho capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores.
Ele deve ser de fácil visualização e estar afixado em locais acessíveis no ambiente de trabalho para informação e orientação quanto as principais áreas de risco para todos que atuem ou transitem pelo local.
No Mapa de Risco, círculos de tamanhos e cores diferentes identificam os locais e fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
De acordo com a NR 5 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes podem elaborar e assinar o documento.
O ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima.
O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor.
Se a empresa não tiver CIPA ou SESMT o empregador poderá contratar o serviço de um profissional capacitado, ou de uma consultoria de Segurança do Trabalho para elaboração do Mapa de Risco. O que não pode é ficar sem. O Mapa de Risco deve ser revisto sempre que um fato novo modificar a situação dos riscos presentes no ambiente. Isso pode acontecer por uma mudança de layout, acrescentamento de novas máquinas no ambiente, novas saídas, novas entradas, mudança na forma de produzir, alteração dos produtos
...