Medições de posição, dispersão e variabilidade
Resenha: Medições de posição, dispersão e variabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbosasilva • 21/9/2014 • Resenha • 227 Palavras (1 Páginas) • 283 Visualizações
3. Medidas de posição, dispersão e variabilidade.
As medidas de posição descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Sem qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média.
As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.
Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados, são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão, Medidas de tendência central incluem média, mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão, variância o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.
Chamamos de dispersão ou variabilidade a maior ou menor diversificação em torno de um valor de tendência central, tomado como ponto de comparação. Para estudarmos os valores de certa variável, ressaltando a maior ou menor dispersão ou variabilidade entre esses valores e a sua medida de posição.
A estatística recorre às medidas de dispersão ou variabilidade, medidas de dispersão ou de variabilidade são “estatísticas” que medem as oscilações ou as variações de uma variável.
...