Meio Ambiente
Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marechal • 25/9/2013 • 779 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TURMA B Sala C 21
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
ALEXANDRE RODRIGUES AFFONSO
RA: 6653356042
Prof: Vagner
RIO GRANDE
06/09/2013
O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos Objetivos do Milênio? Justifique a sua resposta.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil já cumpriu a meta de reduzir pela metade à população que vive em extrema pobreza. Contudo, é extremamente importante salientar que dados gerais abrangentes podem esconder fatos locais isolados.
Do mesmo modo são os dados em relação à educação básica, embora o objetivo de universalizar o ensino básico tenha sido praticamente alcançado, existe uma preocupação em relação à freqüência e qualidade do ensino que afeta principalmente a população mais pobre e também a das regiões Norte e Nordeste, segundo dados da ONU, entre 7% e 12 % das crianças brasileiras não completariam a educação básica em 2015.
Outro objetivo que ainda encontra empecilhos para ser alcançado é a meta de eliminar as desigualdades entre os sexos, embora as mulheres estejam bem colocadas em relação à escolaridade, permanecem em desvantagem em na luta pela igualdade de cargos e salários no mercado de trabalho, além do alto índice de violência doméstica contra as mulheres.
Já em relação à mortalidade infantil os dados são animadores, segundo a ONU, de 1990 a 2008, foi registrada redução de 60% da mortalidade infantil, as expectativas levam a crer que o Brasil cumprirá esta meta antes do previsto. Contudo, a chance a desigualdade anda é grande, crianças vindas de famílias de baixa renda tem mais que o dobro de chances de morrer que as de classe elevada, e as nascidas de família indígena e negras têm uma chance maior de mortalidade.
Em relação à mortalidade materna, apesar de apresentar um declínio acentuado de praticamente 50% ainda é alta esta taxa no Brasil. Em 2015, o Brasil deverá apresentar 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos, correspondente a três quartos do valor estimado para 1990.
No que diz respeito a HIV/AIDS, segundo dados da ONU, há provas claras de que se conseguiu estabilizar a epidemia nos últimos seis anos. As razões fundamentais deste resultado seriam a participação de toda a sociedade em um programa proativo e agressivo e proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS junto ao seu sistema público de saúde. Quase 200 mil pessoas recebem este tratamento. O sucesso se deve em grande parte a forte parceria com a sociedade civil.
O Brasil também alcançou a meta de reduzir pela metade a
...