Meio Ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaisecolonia • 24/3/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
“Art. 1º - Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” (Lei No 9.795, De 27 De Abril De 1999)
Vários países dão importância secundária às questões ambientais, dando preferência aos aspectos geopolíticos. Esquecem que sem a “mãe natureza” é impossível a existência humana. Resultados de tal negligência são as muitas catástrofes climáticas e ecológicas que ocorrem com frequência cada vez maior em todo globo. Dessa forma, fica evidente que políticos, intelectuais e economistas que participarem cada vez mais de projetos dessa natureza, deverão tomar providências inteligentes, aderindo a lógica de que priorizar a temática ambiental contribui para a convivência harmônica entre homem e natureza.
Porém, parece que dar mais importância ao meio ambiente será um passo difícil, especialmente para o Brasil, que terá que vencer grandes obstáculos, como o Pré-Sal, por exemplo. Considerado como uma das maiores reservas de petróleo do mundo, o Pré-Sal se mostra como um gigantesco “vilão”, posto que contribuirá para a emissão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, fato que vai contra as ideias de sustentabilidade. Face a isso, o Brasil, no contexto de capitalismo mundial, terá que tomar uma importante decisão: explorar a grande jazida de petróleo para obter crescimento financeiro; ou reduzir a exploração, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.
Assim, desenvolvimento sustentável mostra-se como a melhor forma de desenvolvimento daqui em diante, pois será capaz de conciliar economia e meio ambiente, além de atender as necessidades do mundo moderno e do planeta. No entanto, tal discussão deve ser norteada pela ideia de que as questões políticas e econômicas deverão ceder lugar às questões ecológicas. O futuro sustentável é possível, basta que o homem aprenda de fato que a natureza precisa de “cuidados”.
Para a consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável, faz-se necessária a participação coletiva, mas para atingir é preciso que tenha início no individual, ou seja, partir do particular para o geral. Nesse sentido, cada indivíduo deve avaliar seu conjunto de comportamentos e as possíveis consequências que eles provocam no meio ambiente e buscar seus interesses de modo que não haja grandes agressões a ele.
A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, a atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes.
Ao falar especificamente de Salvador, algumas atitudes que promovem resultados significativos em nível regional e global podem ser tomadas, dentre elas: economia de água em cada residência, escritório, prédios comerciais entre outros, dispersão da ideia da importância de reduzir os gastos desse rico recurso indispensável à vida. Cuidar de problemas hidráulicos e preocupar-se com as torneiras - se estão bem fechadas; nos períodos ensolarados, evitar ligar luzes elétricas e utilizar a claridade oriunda do sol e propagar essa atitude; criar áreas verdes no quintal e no bairro, além disso, produzir ações que contribuam para a recuperação de áreas degradadas nos centros urbanos; a atuação no envio de cartas, e-mails a empresas e instituições que estejam gerando algum tipo de poluição, tais como indústrias,
...