Meio Ambiente
Dissertações: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cathp • 29/9/2014 • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 339 Visualizações
QUESTÃO 01 ( valor 1,5)
ANALISE A QUESTÃO UTILIZADA NO ENADE DE 2013
A alternativa correta é a proposta E. Você deverá analisar as alternativas INCORRETAS ( a, b, c, d) explicando porque elas não atendem aos princípios da Educação Ambiental.
RESPOSTA- Alternativa a: Os estudos da ictiofauna por pesquisadores não resolverá se for a única atitude a ser tomada, pois não irá abrangi o problema dos pescadores e do meio ambiente em questão. A pesquisa dos especialistas é proveitosa se os seus resultados forem passados para os pescadores, ensinando-lhes sobre os peixes da região para que sua pesca melhore, não só para armazenagem, mas também para garantir a preservação dessas espécies.
Alternativa b: A conservação da cultura dos quilombolas e disseminar essa cultura em prol do desenvolvimento local e conscientização de outros grupos sociais não esta de acordo com os princípios da educação ambiental, pois não ensina os quilombolas a fazer isso por si só e a conservar o seu próprio ambiente e também por não inserir meios tecnológicos que ajudem a fazer o monitoramento e disseminação dessa cultura.
Alternativa c: Para a população urbana, escolher uma matriz energética que gere empregos de não é suficiente, pois segundo os princípios da educação ambiental é necessário que as pessoas tenham censo crítico e que seja dada informações para as pessoas perceberem que seus empregos podem custar o desmatamento e uma perturbação ambiental no local da construção dessa matriz energética.
Alternativa d: Incentivar os índios a continuar a fazer o extrativismo vegetal e explorar os recursos naturais e estender isso a população da área de influência direta não resolve o problemo, pois como é dito pelos princípios da educação ambiental é necessário inserir esses grupos na sociedade geral, visto que eles também têm o direto de ter acesso às informações sobre o que vai ocorrer na área e a tecnologia.
QUESTÃO 02 ( valor 1,5)
Leia os textos:
Texto 01
É certo que está chegando ao nível máximo da capacidade mundial de produção de alimentos, moradia e demais produtos. No ritmo em que a população continua crescendo os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Assim chega-se à problemática de como será possível suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br, adaptado
Texto 02
Fonte: http://www.opera10.com.br/2013/10/redacao-proposta-de-redacao-2013-02-11.html
Texto 03
CADÊ A ABUNDÂNCIA?
Reservatório do Sistema Cantareira em Bragança Paulista. A crise mostra como o país precisa mudar a forma como lida com a água.
A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil todo. O episódio ensina lições aos governos. E exige respostas para perguntas que todo cidadão deve fazer a si mesmo e aos candidatos nas próximas eleições.
Fonte: epoca. globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/06/crise-da-agua-em-sao-paulo-quanto-falta-para-bo-desastreb.html
Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados nas aulas virtuais, faça uma carta aberta a ser publicada em uma rede social sobre a urgência de desenvolvermos em todos os níveis práticas mais sustentáveis como forma de garantir um futuro sustentável.
Atenção: Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.(máximo 20 linhas)
RESPOSTA- Desde 1968, quando foi publicado o relatório “Os limites do crescimento”, que algumas pessoas tentam encontrar um meio de se viver em equilíbrio com o meio ambiente; com os passar dos anos a preocupação com essa temática se tornou mais relevante, levando a realização de conferências para se estabelecer diretrizes para conseguir uma preservação do meio em que vivemos. No entanto, ao longo do tempo, percebeu-se que alinhar desenvolvimento econômico e preservação da natureza não eram as únicas variáveis a serem consideradas.
A pobreza extrema, que é vivida por um sexto da população mundial, é um fator de extrema importância, pois vai de encontro com a maioria dos direitos humanos. Atualmente compreende-se que para o mundo seguir um desenvolvimento sustentável é indispensável exterminar a miséria, garantindo qualidades básicas á toda população mundial.
Para seguirmos um modelo de vida em equilíbrio com esses três fatores é necessário que a população terráquea abra os seus olhos para o absurdo que é a nossa realidade, e perceber que é necessário tomar providências extremas urgentemente. É imprescindível que, primeiramente a sociedade seja mais igualitária, onde todos tenham seus diretos básicos assegurados; com isso deve-se então cuidar para que haja desenvolvimento econômico includente, no qual todos os hemisférios tenham acesso à tecnologia, alimentação, moradia (e outros fatores) de forma equivalente. Juntamente com esses aspectos é imprescindível que haja maior consciência que os produtos naturais são limitados e que se não houver preservação, uso moderado e , quando possível, que esses produtos sejam replantados ou reaproveitados, nossa vida e a das próximas gerações estarão em ricos, afinal tudo que é nos dado pela natureza é vital a nossa existência.
QUESTÃO 03 ( valor 1,0)
O consumo na sociedade contemporânea
O pensador polonês Zygmunt Bauman afirmou que “a sociedade de consumo tem por base a premissa de satisfazer os desejos humanos de uma forma que nenhuma sociedade do passado pôde realizar ou sonhar. A promessa de satisfação, no entanto, só permanecerá sedutora enquanto o desejo continuar irrealizado” (BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro:
...