Meio Ambiente
Trabalho Escolar: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thalao14 • 27/11/2014 • 1.350 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
SUMÁRIO
RESUMO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 POLUIÇÃO HÍDRICA 5
2.1 POLUIÇÃO HÍDRICA 5
2.2 EFEITOS DA POLUIÇÃO HÍDRICA NA POPULAÇÃO 6
2.3 CAUSAS SOCIAIS DA POLUIÇÃO HIDRÍCA 7
2.4 Consequências da poluição da água 7
2.5 Medidas de prevenção. 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4 REFERÊNCIAS 10
RESUMO
A crise ecológica que vem sofrendo o planeta se expressa na contaminação e no esgotamento dos recursos. A contaminação dos recursos hídricos, principalmente, da água potável e do meio ambiente em geral, tem causado o aquecimento global, o derretimento de geleiras, a multiplicação das catástrofes naturais e a destruição da camada de ozônio. Além disso, o esgotamento dos recursos tem gerado a degradação das condições do solo e, portanto, a redução da biodiversidade pela extinção de espécies. As consequências ambientais não são apenas o resultado da contaminação e esgotamento dos recursos, mas também o resultado dos efeitos que teve a emigração de trabalhadores das zonas produtoras de matérias-primas em busca de trabalho nas zonas em desenvolvimento e áreas industrializadas, surge a partir desse fato a relação entre o capitalismo e a poluição dos recursos.
Palavras-Chaves: Recursos Hídricos. Água potável. Poluição. Capitalismo
1 INTRODUÇÃO
A poluição é um problema que afeta todo o planeta Terra, e que se tem tornado tema frequente de discussão entre cientistas e a população em geral.
Um dos tipos de poluição que tem sido bastante discutido, principalmente pelo seu impacte em diversos ecossistemas de forma simultânea, é a poluição hídrica.
A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido direta ou indiretamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava.
Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 POLUIÇÃO HÍDRICA
Na década de 1970, as receitas previdenciárias cresciam em ritmo superior ao da economia como um todo, já que o dinamismo do sistema dependia, sobretudo, dos setores mais modernos da economia, em que as relações formais de trabalho estavam mais presentes. Este aspecto e a importância política de mostrar a face social do regime autoritário também explicam, em alguma medida, outras políticas de ampliação de direito sociais da época, tais como a extensão da previdência ao trabalhador rural e a criação do benefício mensal aos idosos não contribuintes.
A poluição hídrica, também conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentosde efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta.
Quais os efeitos decorrentes da poluição hídrica
Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta. Os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre à morte de espécies aquáticas, além da proliferação de doenças como a febre tifoide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras. Outros fatores negativos da poluição hídrica são: odor, grande concentração de mosquitos e eutrofização (quando o esgoto é lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes provoca o crescimento de algas, impedindo a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático).
2.2 EFEITOS DA POLUIÇÃO HÍDRICA NA POPULAÇÃO
A poluição da água ocorrida durante tantos anos a fio trouxe um desequilíbrio ao ecossistema. A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: febre tifoide, cólera, disenteria, meningite e hepatites A e B.
Pode ser igualmente por vectores de contaminação por doenças transportadas por mosquitos, como paludismo, dengue, malária, doença do sono, febre amarela.
Pode conter parasita como verminoses, enquanto a escassez da água pode gerar ou potenciar doenças como a lepra, tuberculose, tétano e difteria.
As águas poluídas por efluentes líquidos industriais podem causar contaminação por metais pesados que gerem tumores hepáticos e de tiroide, alterações neurológicas, dermatoses, rinites alérgicas, disfunções gastrointestinais, pulmonares e hepáticas. No caso de contaminação por mercúrio, podem ocorrer anuíra e diarreia sanguinolenta. A dengue é uma doença que se propagam somente na água. Porém, essa água tem que estar parada e limpa para a criação do inseto. Doenças de origem hídrica Os países subdesenvolvidos enfrentam muitos problemas de saneamento, o que acaba oferecendo riscos à saúde da população. A água contaminada contém microrganismos geradores de doenças como a febre tifoide, diarreia, vermes, ascaridíase, entre muitas enfermidades fatais. Devido às más condições de vida, os países subdesenvolvidos não contam com acesso fácil a tratamento de água, e a maioria das doenças é transmitida através da água reciclada, devido à péssima qualidade da filtragem. Mesmo a contaminação
...