Metodologia Científica- Estacio
Exames: Metodologia Científica- Estacio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamillabmendes • 19/11/2013 • 9.637 Palavras (39 Páginas) • 865 Visualizações
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Semana 01
• O que é Metodologia Científica?:
É o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à Natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.
Áreas
1-Epistemologia: Também conhecida como Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência
2-Metodologia Científica Aplicada: A Metodologia Científica está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos
• Porque estudar Metodologia Científica?
-Porque o conhecimento científico não existe sem método, sem uma linguagem específica, ou um rigor próprio.
-Porque o maior desafio da Instituições de Ensino Superior está em desenvolver a postura de um pesquisador ao longo do processo educacional.
-Porque é preciso desenvolver a autonomia do pensamento, muito presente no meio acadêmico. No exercício profissional, o sucesso está intimamente relacionado à capacidade de planejar e de organizar o pensamento, muitas vezes adquirida por meio da busca do conhecimento, através das práticas de leitura e da participação das atividades acadêmicas.
A Metodologia C. ligada ao CONHECIMENTO:
O que significa conhecer? Significa incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. Qual o valor do conhecimento para a vida humana? É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana. No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:
• Senso comum ou conhecimento empírico; Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações. Características: Espontâneo (Primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia), ametódico (Porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.), empírico (Se baseia na experiência cotidiana comum.), ingênuo ou acrítico(Não é crítico, não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber.) e subjetivo(É relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa.). Na verdade, estamos mergulhados no senso comum, que geralmente se apresenta como um saber ingênuo, fragmentado e por vezes conservador.
• Conhecimento Científico; Ciência é um saber racional e objetivo, que se atém aos fatos podendo transcendê-los. A Ciência depende da investigação metódica o que a torna analítica e requer exatidão e clareza na busca e aplicação de leis, podendo se usar de predições úteis, porém verificáveis. Características : - Saber racional que obedece a regras, leis, princípios e se contrapõe ao saber ilusório, às emoções e às crenças; - Saber lógico e sistemático porque as ideias formam uma ordem coerente; - Saber verificável e metódico, pois é passível de exame para ter sua pretensão confirmada ou não. Para tanto segue uma técnica, um procedimento.
• Conhecimento Filosófico; A filosofia é um modo de pensar que acompanha o ser humano na tarefa de compreender o mundo e agir sobre ele. “Mais que postura teórica, é uma atitude diante da vida, tanto nas condições corriqueiras como nas situações-limites que exigem decisões cruciais.”. Classificado em: Radical (Originada do Latin radix, radicis significa raiz e, no sentido figurado, “fundamento”, “base”. A filosofia é considerada radical porque busca explicitar os conceitos que estão na base do pensar e do agir. Investigam as raízes, os princípios que orientam nossa existência.), Rigorosa (O conhecimento filosófico pode ser rigoroso, pois o filósofo deve dispor de um método a fim de proceder com rigor na investigação. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento rigoroso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também rigorosa. Os conceitos devem ser claramente definidos.) e Saber de Conjunto (Ter como característica o Saber em conjunto. Significa que a filosofia é globalizante porque, ao examinar, observa os diversos aspectos de um problema e por visar o todo, ela se torna interdisciplinar.)
• Discurso Religioso ou Conhecimento teológico: Enquanto o conhecimento científico se fundamenta na evidência dos fatos observáveis e a Filosofia na lógica de seus enunciados, o conhecimento teológico se preocupa com a revelação divina. O conhecimento teológico ou religioso passa necessariamente por representações abstratas que influenciam as ações no mundo da vida, bem como conferem sentido às angústias e inquietações da consciência. Neste ponto não só representa uma explicação sobre a origem de todas as coisas como desvela o modo de determinada cultura entender e interpretar a sua própria existência.
Semana 02- Conhecimento
• A Razão
O que podemos entender pelo termo razão?O termo racional vem da palavra razão e pode ter várias acepções como: razão humana, razão particular, razão universal, razão divina etc. Cada adjetivo adicionado ao termo altera o sentido do conceito razão. Pressupondo que razão e intelecto se equiparam e considerando a ideia de razão como uma faculdade humana, podemos nos questionar:
E racionalidade? O que é? Racionalidade liga-se à ideia de racional, compreendendo dessa maneira que o ser humano é um ser racional, que os meios que utilizam são racionais, que o mundo é racional, ou seja, acreditamos que o ser humano e o mundo são inteligíveis, suscetíveis de serem entendidos. Galileu, por exemplo, acredita que o homem e o mundo são inteligíveis e suscetíveis de entendimento ao tentar refutar uma das ideias de Aristóteles.
• O Sistemático:
O termo sistemático liga-se à ideia de sistema, que denota o sentido de um todo organizado, interconectado em suas partes. Uma pesquisa, por exemplo, segue um método sistemático porque é um processo de construção do conhecimento a partir de objetivos gerais e específicos que visam alcançar algum fim. Cada etapa da pesquisa dever estar interconectada formando um sistema coerente de procedimentos e ideias, constituindo, assim, um todo organizado.Pode-se notar que a intenção de Galileu era remontar um cenário, dentro de um sistema, que desmistificasse os feitos
...