Metodologia de ensino de artes
Por: socorrodantas • 13/10/2015 • Projeto de pesquisa • 776 Palavras (4 Páginas) • 459 Visualizações
Metodologia do Ensino de Artes
Prof.ª Me. Valentina Daldegan
1ª Aula – O ensino de Arte no Brasil
Ementa
- Ensino de Arte nas escolas
- O Ensino de Arte no Brasil: tendências curriculares e aspectos legais
- O professor de Arte e a educação básica
- Linguagens na área de Arte e seus elementos básicos: música, teatro, artes visuais e dança.
Até o século XX, o ensino de musica se restringia quase exclusivamente ao ensino individual de instrumentos musicais, que era oferecido a poucas pessoas que podiam recorrer a professores que davam aulas particulares ou aos conservatórios de musica.
Entretanto no final do século XIX e inicio do século XX a educação musical passou a ser um direito a todos e vem conquistando seu lugar nos currículos escolares.
A disciplina de Arte na escola, como é apresentada hoje em dia, é decorrência de um processo histórico que sofreu várias modificações. Temos três momentos principais ao longo do século XX:
1. No início do século, tivemos a escola tradicional, quando o ensino de Arte ainda não era regulamentado. O trabalho era focado nos desenhos geométrico e no canto orfeônico.
2. Na década de 1970, foi incluído o ensino da Educação Artística no currículo, regulamentado pela Lei n. 5.692, de 1971, que tornava obrigatório o trabalho com as quatro linguagens.
3. Num terceiro momento, foi instituído o ensino obrigatório de Arte na escola, por meio da Lei n. 9.394 de 1996. A partir daí, a disciplina passou a ser reconhecida como área do conhecimento, determinação válida até os dias de hoje.
No seu início, o ensino de Arte era voltado para reproduções de obras de Arte, ou seja, o aluno deveria produzir cópias dos quadros que via. Por muito tempo, somente o desenho era ensinado, por um breve período de tempo, a música também teve seu espaço. Em 1922, com a Semana de Arte Moderna, muitos artistas participantes, acreditavam que o ensino de Arte deveria ser voltado para a livre expressão artística, porém, demorou muito, para que esse pensamento fosse posto em prática, passando o Brasil, por diferentes fases, até que em 1971, com a então, nova LDB 5692/71, o ensino de Arte passa a ser incluído oficialmente no currículo escolar, mas como uma atividade educativa, somente em 1996, a Arte passa a ser disciplina obrigatória com a LDB 9394/96 e passa a dar espaço para as demais linguagens artísticas como a música, o teatro e a dança, com a publicação dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. Em 2010, a LDBN nº 12.287/2010, o Ensino de Artes constitui componente curricular obrigatório nos diversos níveis da Educação Básica, enfatizando as expressões regionais de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
“Hoje as discussões levam a um ensino de arte focado no fazer inserido no contexto histórico e social em que se vive, que desenvolva a criatividade do indivíduo, e que o incite à reflexão e à crítica da arte e do mundo.”(ZAGONEL, 2008)
• Parâmetros Curriculares Nacionais
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)
O RCNEI é um documento dividido em três volumes e procura instrumentalizar os educadores na prática educativa cotidiana com as crianças em creches e pré-escolas brasileiras, respeitando-se a diversidade cultural do país e os estilos pedagógicos dos profissionais. È dividido respectivamente em três volumes: Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo (BRASIL, 1998).
...