Metodologia de ensino de arte
Por: Sabrina Araujo • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 943 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
1. Qual é a importância das atividades expressivas para o desenvolvimento da criança?
Resposta: é importante, pois consiste das elaborações de sensações, sentimentos e percepções vivenciadas intensamente. Desenvolvendo afetividade, percepção e intelectualidade e ajuda no exercício de conhecimento da realidade. Ao compreender e encaminhar os cursos de arte para o desenvolvimento dos processos de percepção e imaginação da criança estaremos ajudando na melhoria de sua expressão e participação na ambiência cultural em que vive.
2. Qual é a importância da percepção nas aulas de arte?
Resposta: é importante para diferenciar e facilitar a melhoria da compreensão da realidade e sua representação, tendo importância tanto para a criação quanto para qualquer atividade infantil. As crianças vão aprendendo a perceber os atributos constitutivos dos objetos ou fenômenos a sua volta, elas aprendem a nomear objetos ou fenômenos, sua utilidade, seus aspectos formais ou qualidades estéticas, bem como a conhecer suas principais funções.
3. Quais os determinantes fundamentais na construção dos saberes artísticos e estéticos pela criança?
Resposta:
• A criança é ser atuante em busca do saber artístico e estético.
• A ambiência natural e cultural é instancia interferente no saber artístico e estético da criança.
• A convivência do grupo social mais próximo (família, amigos, escola etc.) é mediadora dos saberes em arte e estética junto a criança.
4. Quais são os estágios de desenho da criança conforme a idade? Pesquisa
• O primeiro é o realismo fortuito que se inicia por volta dos dois anos de idade, a criança faz traços sem qualquer intenção de representação gráfica, sabe que os traços do outro pode representar um objeto, mas considera não ter a mesma habilidade. Nessa fase que começamos a identificar as garatujas.
• o segundo é o realismo falhado que vai do três anos aos quatro anos de idade, nesse período a criança já quer desenhar algo com determinado aspecto, mas não consegue pois ainda existem dois obstáculos, o primeiro é que ainda não se tem o total controle motor e a ordem psíquica que se refere ao tempo limitado da atenção infantil. Outra característica que marca esta fase é as proporções, relação entre os elementos e a falta de orientação.
• O terceiro é o realismo intelectual que se estende dos quatro aos dez/doze anos de idade onde eles começam a representar em desenhos coisas que só existiam em sua mente e começam a utilizar transparências, planificação e mistura varias formas de se ver os desenhos. E no realismo intelectual ela usa vários processos criados por ela mesma para representar o que deseja.
• O quarto e ultimo é o realismo visual que nessa fase eles representam o que vê, substitui a transparência pela opacidade e muda o ponto de vista pela perspectiva. E nessa fase não ocorrem mudanças de uma só vez, sendo que o realismo visual luta contra hábitos contrários profundamente enraizados.
5. Qual é o período esquemático? Descreva esse período.
Resposta: esse período ocorre dos 3 ano e 6 meses aos 5 anos e 2 meses, e vai se constituindo nos primeiros registros de uma representação de objeto, de uma forma esquemática, como é o caso da figura humana, iniciando por formas circulares ou ovais as quais acrescentam linhas que se ajustam a concepção de pernas e braços. É do repertorio vivencial que a criança retira elementos para o seu trabalho. São, sobretudo, aquelas formas e objetos que ela conhece que a estimula de diferentes maneiras, e também formas e objetos que por sua singularidade e vivacidade,
...