Metodos De Pesquisa
Casos: Metodos De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariASP • 26/11/2014 • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 509 Visualizações
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS
E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CURSO
TUTELADO I
SANTOS – SP
2014
Mariane P. dos Santos Andrade A66HFB-0
MÉTODOS DE PESQUISA
INTRODUÇÃO SOBRE O CONCEITO DE METODOLOGIA
SANTOS – SP
2014
1 Resumo
O objetivo desse trabalho é oferecer a o conhecimento, a nível introdutório, sobre o significado do conceito de metodologia empregado no meio acadêmico.
Devida a amplitude e a complexidade do assunto, vale ressaltar que ao longo do estudo relacionado as metodologias de pesquisa, nunca apresentou unanimidade entre os autores. Essa falta de unanimidade torna-se perceptível devido a referência a conceitos como Método, Metodologia Científica e Metodologia de Pesquisa e Estudo de Caso.
A pesquisa de propõe em caracterizar da complexidade do processo de investigação científica sob a ótica metodológica com o presente estudo.
1 Introdução
A palavra metodologia pode ser pode ser entendida como o estudo dos métodos ou como um determinado procedimento para se executar algo, como uma pesquisa por exemplo, expresso na seguinte pergunta: qual foi a metodologia aplicada nesse caso? Nesta situação , a palavra metodologia está sem fixada como método.
Quando existe um método, este é rapidamente associado à técnica, porém Vera (1976:9), por exemplo, afirma que “Em síntese, a metodologia somente pode oferecer-nos uma compreensão de certos métodos e técnicas que provaram seu valor na prática da pesquisa (...)”. Uma possível saída para essa indefinição é adotar a posição de Barros (1986:01), para quem metodologia.
“Consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis,identificando as limitações ou não ao nível das implicações de suas utilizações. A Metodologia, nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações com vistas à resolução de problemas de investigação.”
Já Richardson (1985:29) apresenta conceituação vinculada a método em pesquisa, que segundo ele
“significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. Esses procedimentos se aproximam dos seguidos pelo método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpretá-las a partir das relações encontradas, fundamentando-se, se possível, nas teorias existentes.”
A concepção de método que engloba tanto os aspectos teóricos quanto os aspectos relacionados ao procedimento de coleta e análise das informações.
Segundo Oliveira (1997:57), “O Método deriva da Metodologia e trata do conjunto de processos pelos quais se torna possível conhecer uma determinada realidade (..)” que “nos leva a identificar a forma pela qual alcançamos determinado fim ou objetivo.” Contudo, o mesmo autor apresenta como métodos a indução, dedução, cartesiano, dialético e outros, configurando uma diferenciação entre o que se entende por método enquanto teoria (método interpretativo) e enquanto validação do argumento (raciocínio lógico).
Para Lakatos/Marconi (1991:106) existe uma concepção que difere das demais até
agora apresentadas ao afirmar que:
“A maioria dos especialistas faz, hoje, uma distinção entre método e métodos, por se situarem em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, à sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam.”
Nas ciências sociais os principais métodos de procedimento seriam: histórico, comparativo, monográfico ou estudo de caso, estatístico, tipológico, funcionalista,estruturalista e etnográfico.
Pelo exposto, observa-se que o significado dado à metodologia confunde-se ora com método, ora com técnica de coleta e análise de informações. Nas ciências sociais, método tanto pode ser entendido como a abordagem teórica (daí a definição de método interpretativo) como método de procedimento. Ainda, observa-se que não há concordância entre os especialistas em classificar um mesmo método como de abordagem ou de procedimento.
Pesquisa descritiva
Segundo Barros (1986:90) e Bervian (1983:55) é correto afirmar que a pesquisa descritiva é “aquela em que o pesquisador observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.”, isto é, “o pesquisador procura descobrir com que freqüência um fenômeno ocorre, sua natureza, características, causas, relações e conexões com outros fenômenos.”
...