TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mito organizacional

Seminário: Mito organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

A cultura é um conjunto de pressupostos básicos que determinado grupo (organização, instituição) inventa ou desenvolve no seu contínuo processo de aprendizagem, para lidar com problemas de adaptação externa e de integração interna. A cultura de uma organização confere uma identidade cultural aos seus membros, irmanando-os numa visão compartilhada do mundo que os rodeia e do lugar que nele ocupam. Ela é decorrente de um processo complexo e multifacetado, que compreende a interação de fatores tangíveis (tecnologia, arquitetura dos prédios, operações, regulamentos, marcas, símbolos e outros) com aspectos não-materiais como crenças, tradições, rituais, hábitos, atitudes, preconceitos e outros.

A história da fundação é importante para contar aos novos membros qual é a missão real da organização, como ela funciona, e como as pessoas se adaptam à empresa.

As histórias mostram como os membros da organização enxergam o mundo e como reagem uns aos outros.

Um tipo especial de história que fornece uma explicação imaginária, porém provável, para um evento ou coisa que de outro modo poderia parecer enigmática ou misteriosa.

Mitos organizacionais são crenças não confirmadas e geralmente não declaradas, que são aceitas sem qualquer análise.

Mito Organizacional

A cultura da empresa sofre uma forte influência do seu mito organizacional,

Mito organizacional: figura de uma pessoa que deu alma e vida à empresa e forneceu-lhe um modelo de atuação.

As narrativas a seu respeito despertam a confiança pela magnitude dos seus feitos.

A cultura de uma organização contém, em boa medida, o DNA cultural do seu mito organizacional.

(Pesquisa da Daniela saber bibliografia)gestão da cultura organizacional)

No mundo organizacional, a influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional adquire cada vez mais relevância. Considerando “cultura nacional” como sendo o conjunto de características comportamentais mais comuns e freqüentes encontrados nos indivíduos de um determinado país ou região, e “cultura organizacional” quando tais expressões ocorrem em uma organização, torna-se necessário que essa cultura nacional seja levada em conta na hora de se pensar nas estratégias para alguma organização.

Podemos observar a importância de cultura nacional ao analisarmos os modelos de gestão que são implementados nas organizações brasileiras pelas empresas multinacionais. Os modelos e práticas gerenciais dessas empresas trazem, naturalmente, pressupostos de sua cultura. O problema é que as culturas internacionais, além de diferentes, podem ser até mesmo conflitantes com as nacionais. A cultura alemã é diferente da cultura brasileira. Enquanto os alemães são mais “reservados” e mais rigorosos, os brasileiros são mais afetivos e mais flexíveis. Para esses modelos não fracassarem ao serem apresentados, eles precisam ser “ajustados” à cultura brasileira, para depois poderem ser incorporados. Assim, algumas organizações têm descoberto que novas práticas e processos gerenciais, que são considerados bons, não podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com