Modelo Agravo Tregimental
Ensaios: Modelo Agravo Tregimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wanderson110451 • 20/11/2013 • 588 Palavras (3 Páginas) • 645 Visualizações
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO DO COLENDO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DA 11ª VARA DO TRABALHO DE CURITIBA.
Processo n°:
“Balado” S/A devidamente qualificada nos autos da reclamação trabalhista, movida pelo “Afrânio”, processo em epígrafe, por seu advogado, vem, respeitosa e tempestivamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no regimento interno do TST (ou no art. 338 da resolução administrativa 40-A), interpor:
AGRAVO REGIMENTAL
Pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos. As razões do recurso estão em anexo e requer-se sejam recebidas e remetidas às minutas à SDI deste Tribunal.
Termos em que,
Requer e espera deferimento.
Local, / Data.
Advogado
OAB
MINUTA DO AGRAVO REGIMENTAL
Agravante: Afrânio
Agravado: Balado
Processo nº:
Origem: Turma do TST
COLENDO TRIBUNAL
DOUTOS MINISTROS
1- RESUMOS DOS FATOS.
Foi proferida sentença improcedente ao autor da ação, pois a reclamada comprovou o pagamento das horas extras.
2 - DA NECESSIDADE DE DESTRANCAMENTO DO RECURSO DE EMBARGOS À SDI/TST
Faz-se necessária a reforma da decisão proferida:
Toda vez que o empregador, imotivadamente, manifestar desejo de romper o liame empregatício e conceder aviso prévio ao empregado, terá direito o obreiro à redução no horário de trabalho em duas horas diárias (CLT, art. 488), sem prejuízo do salário.
O objetivo da redução de horário é que o empregado tenha tempo de buscar no mercado de trabalho uma nova ocupação laboral, sendo facultado ao obreiro, ao seu critério, optar por faltar 7 dias corridos, em vez de reduzir diariamente sua jornada em 2 horas (CLT, art. 488, parágrafo único).
Para tanto, no ato do recebimento do aviso prévio, o empregado deve indicar se prefere que sua jornada seja reduzida em 2 horas diárias ou optar pela não-prestação de serviços por 7 dias consecutivos.
O TST considera ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes a título de horas suplementares, sendo devido novo aviso prévio.
O Colendo Tribunal Superior do Trabalho tem firmado alguns entendimentos jurisprudenciais relevantes, relacionados com o instituto do aviso prévio, cabendo destacar os seguintes:
• O TST passou a adotar o entendimento de que reconhecida a culpa recíproca
...