Modelo de Portfólio
Por: gabiiansen • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 3.723 Palavras (15 Páginas) • 310 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
FISIOTERAPIA
GABRIELLI IANSEN SCHUAIGERT
PORTFÓLIO
PONTA GROSSA
2018
Meu nome é Gabrielli Iansen Schuaigert, tenho 20 anos, moro com meus pais e minha irmã mais nova, 14 anos, juntamente com todos nossos bichinhos de estimação.
Amo estar em casa com meus pais, meus programas de finais de semana geralmente incluem um bom filme, uma boa comida e meus pais. Amo viajar, pra qualquer lugar, só a sensação de estar indo para algum lugar conhecido ou desconhecido já me faz bem. Meus avós tem uma chácara na Serra da Esperança e tenho amado ir pra lá, pois não tem nenhum sinal de celular e isso trás um silêncio e uma calmaria que faz bem pra alma. Amo ler, já li muitos livros, compulsivamente, hoje em dia não tenho muito tempo para ler freneticamente, mas sempre que posso estou com um livro na mão. Amo itens de papelaria, são minha paixão e sempre que eu vou em uma papelaria dificilmente saio sem nada, nem que seja um lápis.
Sou cristã, tenho minhas falhas, já pensei em largar tudo, mas sei que existe Alguém que está me esperando, como um Pai e isso me dá mais forças ainda. C.S. Lewis relata em seu livro Cartas de um diabo a seu aprendiz que “Ele (Deus) quer que eles aprendam a andar sozinhos e deve, por isso, retirar a sua mão. E se o que restar for apenas a vontade de andar, Ele ficará satisfeito até mesmo com seus tropeços.”
Atualmente trabalho como monitora em festas infantis e apesar de ser cansativo amo trabalhar lá, sempre gostei de crianças, então pra mim se tornou fácil.
Sonho em ter uma família, uma profissão em que eu ame trabalhar, e viajar pelo mundo todo, conhecendo diversas culturas e aprendendo com todas elas.
Memorial 1
Sempre me identifiquei com o curso da saúde, por muitos anos quis somente um curso, Medicina, já havia passado em diversos cursos, em diversas cidades, mas não queria tentar outra coisa. Porém, um dia, tudo foi dando certo para que eu cursasse Fisioterapia e como sempre convivi com a área, pois minha irmã faz sessões desde os seus 8 meses de idade, decidi tentar, se não gostasse, poderia parar e tentar outro curso. Mas na primeira semana de curso me apaixonei. Fizemos estágios observatórios e visitas a clinicas e acabei amando a área.
Espero que eu seja uma profissional reconhecida pelo meu amor pela profissão. Se você for apaixonado pelo seu trabalho a recompensa salarial virá sem nenhum problema.
Ainda não decidi em qual área irei trabalhar, sempre gostei da área da Neurologia, mas ainda não tive tanto contato para decidir qual será.
Aula 1- dia 06/08/2018
Na nossa primeira aula a professora nos explicou como funcionariam nossas aulas, o método de avaliação, as datas de provas e entrega do portfolio.
Foi realizada uma dinâmica com a sala, que consistia em dobrar uma folha de papel e corta-la. A dinâmica tinha como propósito nos mostrar como cada pessoa tem uma forma de ver, algumas pessoas cortaram os cantos da pagina, outras o meio e assim por diante.
Demos um inicio no assunto da disciplina, com algumas questões chaves, sobre o SUS e sobre o que é doença e saúde para cada um de nós. Primeiramente nós respondemos as questões, depois unimos todas as respostas do grupo e após foi requerido fazermos uma pesquisa com diversas pessoas, de várias escolaridades e faixas etárias.
Entre algumas perguntas, a primeira era “O que significa saúde para você?” E para mim significa ter bem-estar com meu corpo e minha mente. Manter o bom funcionamento de todos os sistemas. Já a segunda pergunta era “O que contribui para que você tenha saúde?” E na minha opinião a prática do exercício físico, uma boa alimentação e um tempo tirado somente para você e sua mente colaboram para que eu tenha uma boa saúde.
Quando nos sentamos em grupo para unirmos as respostas de todas nós em uma só foi muito bom, pois houve uma semelhança nas respostas e quando uma de nós havia colocado algo além, todas concordaram que realmente ela estava certa e complementava nossa opinião pessoal. Por exemplo, na pergunta “Como você resolve seus problemas de saúde” houve vários tipos de respostas, umas que dizem que vão ao médico logo que adoecem e outras que vão ao médico quando nada mais resolveu.
Achei que a nossa primeira aula foi muito produtiva, além de podermos nos conhecer melhor, nos ajuda a compreender questões tão simples que muitas vezes nem paramos para pensar.
Em anexo a essa aula está a pesquisa que realizamos em grupo.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS – CESCAGE[pic 2]
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
Disciplina Saúde Coletiva
Atividade prática
Acadêmicas: Daniella Ferreira Martins, Gabrielli Iansen, Eduarda Antunes, Izabela Berberi, Lídia Yasuda e Marina Massinham.
Dados sistematizados dos entrevistados pelo grupo:
Quantidade: 9mulheres e 6 homens
Faixa etária:
Pessoas acima de 60 anos de 69 a 76
Jovens de 17 a 23 anos
Adultos de 43 a 54 anos
Acadêmicos/Profissionais da área de saúde de 24 a 32 anos
Acadêmicos/Profissionais de outra área de 23 a 54 anos
Outros graus de escolaridade de 43 a 50 anos
Profissões: 3 estudantes, 2 administradores, 2 engenheiros agrônomos, 1 empresário, 1 financeiro, 1 aposentado, 1 dona de casa, 1 médico,1 mecânico, 1professora,1 secretária e 1 fisioterapeuta.
Escolaridade: 1 ensino fundamental completo, 3 ensino médio incompleto, 2 ensino médio completo, 3 ensino superior incompleto, 4 ensino superior completo, 2 pós-graduado
Religião: 8 católicos, 3 espíritas, 2 evangélicos, 1 budista e 1 ateu.
Discussões sistematizadas no quadro a seguir:
Concepções de Saúde | |
O que é saúde? | O que contribui para que você tenha saúde |
Bem-estar físico, social e mentalmente, bom funcionamento dos sistemas do corpo, qualidade de vida, paz interior, felicidade. | Boa alimentação, exercícios físicos, genética boa, exames periódicos, ler livros, dormir bem, tomara água, moradia adequada, amizade e horas de lazer. |
Concepções de Doença | ||
O que é doença? | O que faz com que você adoeça? | Como resolver? |
Alteração anormal do corpo, desequilíbrio, dependência de medicamentos, sentir dor, desconforte, estar debilitado, mal-estar, tristeza, ausência de saúde. | Estresse, má alimentação, sedentarismo, contato com vírus e bactérias, injustiça, sistema nervoso, preocupações, pré-disposição genética, ambientes sujos, condições climáticas, baixa imunidade, drogas. | Indo ao médico, procurando profissionais da área de saúde, automedicação, relaxar, repouso. |
...