Modelos de Gestão
Por: dayanedp811 • 28/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 430 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
2.1 Modelos de Gestão
O modelo atual da empresa é o burocrático, um modelo administrativo que normalmente dificulta a tomada de ações que poderiam ser mais ágeis caso existisse uma maior autonomia no processo decisório. Tem uma elevada centralização, onde existem regras e procedimentos estabelecidos que devem ser seguidos, são essas as chamadas formalidades. Isso gera a impessoalidade, que é a relação entre cargos e funções e não entre as pessoas. Outra característica desse modelo é o profissionalismo, que visa as habilidades técnicas acima das interpessoais. Dificultando assim o as melhorias e o atingimento da competitividade pois não possibilita autonomia aos demais funcionários.
O ideal para uma maior agilidade nos processos são os modelos contemporâneos, onde tem uma maior participação de seus colaboradores. Gerando assim um maior comprometimento e responsabilidade pelo fato de estarem diretamente envolvidos nas tomadas de decisão, tornando o ambiente mais produtivo.
Isso irá possibilita que a tomada de decisão da empresa ocorra de forma mais rápida, reduzindo gastos desnecessários e proporcionando um ganho de tempo, pois a tomada de decisão não é mais exclusiva a uma única pessoa. Os responsáveis pelos departamentos poderão agir com mais eficiência diante de problemas que ocorram e até mesmo ao acompanhar as tendências de mercado que estão em constante transformação.
Para ter mais autonomia no processo decisório o ideal será a implementação de uma administração participativa. É uma tecnologia de gestão que promove o compartilhamento das decisões com os funcionários, aumentando assim sua participação no trabalho. É necessária uma flexibilização na estrutura da empresa e uma mudança nas atitudes tanto dos superiores como dos funcionários. Segundo uma pesquisa realizada em 1960 por Rensis Likert, as empresas têm um melhor desempenho financeiro e social quando adotam o modelo participativo.
Outra opção será um formato mais orientado para os resultados. A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas voltada para a finalização das metas. Enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da organização. Tem como características o foco nos objetivos e não nos procedimentos, todos são responsáveis por atingir os resultados e existe uma participação maior da liderança. Os colaboradores sabem que sua participação faz a diferença e assim se sentem mais motivados. A comunicação também melhora, pois é fundamental para o sucesso do empreendimento que tenha uma boa interação entra as pessoas envolvidas.
Como o objetivo da empresa é expandir sua atuação pelo Brasil essas mudanças serão necessárias, para que facilite a inovação e criação de novos produtos para manter a competitividade. A Cultura organizacional deve ser favorável, os comportamentos, a estrutura e a visão sistêmica devem ser aprimorados.
...