Monografia Dolo Eventual E Culpa Consciente
Artigo: Monografia Dolo Eventual E Culpa Consciente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: netoantunes • 27/10/2013 • 8.573 Palavras (35 Páginas) • 891 Visualizações
MONOGRAFIA E NORMAS DA ABNT
MONOGRAFIA
O trabalho da monografia deve abranger um único tema ou assunto, com certa profundidade, obedecendo à rigorosa metodologia.
A MONOGRAFIA APRESENTA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS:
a) Trabalho escrito, sistemático e completo;
b) Tema específico de uma ciência ou de parte dela;
c) Estudo pormenorizado;
d) Tratamento preciso e claro, enfocando diversos ângulos;
e) Metodologia científica;e
f) Contribuição pessoal.
O que diferencia a monografia, da dissertação ou da tese não é o aspecto formal, já que os critérios formais para a elaboração do texto são os mesmos.
A diferença está na profundidade da investigação, na extensão do trabalho apresentado.
Na graduação busca-se mais uma formação profissional com base científica, enquanto que na pós-graduação, pretende-se que o acadêmico adquira uma sólida produção científica para o magistério. Essa formação, via de regra, faz-se em dois estágios: o primeiro no mestrado e o segundo no doutorado.
A tese do doutorado é uma análise jurídica de alcance amplo, que não se ocupa tão somente da descrição ou análise de um instituto ou questões jurídicas, mas, e, sobretudo, de uma contribuição pessoal e original do autor.
PLANO DA MONOGRAFIA
O plano é a disposição de uma obra. É o produto da reflexão e do conhecimento do tema pesquisado.
Através do plano, o pesquisador determinará o que é fundamental, estabelecendo harmonia entre as idéias principais e secundárias, de forma a não romper o equilíbrio entre os capítulos ou as seções, garantido a unidade central do tema.
O plano inicial pode sofrer mutabilidade em decorrência de seu caráter provisório.
O TEMA
Como a monografia versa sobre um único assunto, o tema deve ser limitado. O máximo de redução permite uma concentração de pesquisa e um aprofundamento de seu conteúdo. Exemplo: ao invés do autor discorrer sobre a “Responsabilidade Civil”, poderia optar por exemplo por “Responsabilidade Civil por danos morais no âmbito familiar”.
TIPOS DE MONOGRAFIA:
a) Monografia de compilação: consiste na exposição do pensamento dos vários autores que escreveram sobre o tema escolhido;
b) Monografia de pesquisa de campo: é uma pesquisa empírica, que realiza-se através da observação que o aluno faz diretamente dos fatos ou pela indagação concreta das pessoas envolvidas e interessadas no objeto de estudo.
c) Monografia científica: a cientificidade está em colocar legitimamente em dúvida a pesquisa anteriormente feita, percorrer seu método de trabalho , checando-o constantemente e alterando ou confirmando suas conclusões.
DESENVOLVIMENTO DA MONOGRAFIA
O desenvolvimento da monografia deve obedecer a uma ordem cronológica:
a) Relato do assunto a ser tratado;
b) Formulação dos problemas;
c) Formulação das hipóteses através do qual os problemas serão solucionados;
d) Elaboração da argumentação com vistas ao desenvolvimento da teoria capaz de comprovar as hipóteses;
e) Ao final dos trabalhos a conclusão terá demonstrado que a(s) hipótese(s) estava(m) adequada(s) e, portanto, o(s) problema(s) ou a(s) hipótese(s) não se confirmou(aram) e o(s) problema(s) continua(m) sem solução.
FASES DA MONOGRAFIA:
A) O “ESQUELETO” PROVISÓRIO
O sumário antecipado é chamado de “esqueleto”, ou seja, o roteiro do caminho a ser seguido. Ele pode ser alterado no curso das investigações.
NORMAS DA ABNT
A estrutura de um trabalho acadêmico dissertação ou tese compreende 3 partes:
a) Pré-textuais
b) Textuais
c) Pós-textuais
ELEMENTOS PRÉ TEXTUAIS:
São chamados pré-textuais todos os elementos que contém informações e ajudam na identificação e na utilização do trabalho.
Capa
É um elemento obrigatório, ou seja, é a proteção externa, a cobertura que reveste o trabalho, onde deve conter informações indispensáveis à sua identificação, na seguinte ordem:
- nome da instituição (opcional);
- nome do autor;
- título;
- subtítulo (se houver);
- número de volumes (se houver mais de um, deve constar, em cada capa, a especificação do respectivo volume);
- local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
- ano de depósito (da entrega).
Lombada
É um elemento opcional, quando o trabalho a comportar, conforme a NBR 12225. É a parte da capa que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira. Seus elementos devem ser dispostos na seguinte ordem:
- nome do autor, impresso de forma a ser lido do alto para o pé da lombada;
- título do trabalho, impresso da mesma maneira que o nome do autor;
- elementos alfanuméricos de identificação;
Os elementos da lombada devem ser impressos no sentido longitudinal do alto da página para o pé, de modo que seja possível ler normalmente quando o trabalho estiver sobre uma superfície com a face voltada para
...