Moral E Ética
Trabalho Universitário: Moral E Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rsales2010 • 3/9/2014 • 971 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
Antes de começar a desenvolver o texto vamos definir Ética e Moral, na minha pesquisa das diversas definições escolhi a do site siginificados.com.br , por acha-la bem objetiva e clara.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação o comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Ao longo da historia da humanidade a ética e moral baseadas em costumes e tradições vem sofrendo constantes modificações com o passar dos anos e pode variar de nações para nações, mais ela sempre teve sua importância, pois a ética acompanhada da moral serve como manual de boa convivência para a sua sociedade.
Origem.
A ética nasceu como ciência filosófica na Grécia que traduzido para o latim chegamos a mos ou mores no plural, assim chegamos à palavra moral. Os primeiros grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles começaram analisar sobre o que seria compreendido como valores universais a todos os homens, entendendo o que é ser correto e virtuoso.
Vejamos o que diz o doutorando Paulo Silvino Ribeiro no arquivo que escreveu para o site brasilescola.com.
“Segundo alguns filósofos, nossas vontades e nossos desejos poderiam ser vistos como um barco à deriva, o qual flutuaria perdido no mar, o que sugere um caráter de inconstância. Essa mesma inconstância tornaria a vida social impossível se nós não tivéssemos alguns valores que permitissem nossa vida em comum, pois teríamos um verdadeiro caos. Logo, é necessário educar nossa vontade, recebendo uma educação (formação) racional, para que dessa forma possamos escolher de forma acertada entre o justo e o injusto, entre o certo e o errado.”
Na era Medieval a igreja com seus dogmas dominaram a Europa Ocidental, podemos destacar as ideias de Santo Agostinho, Santo Anselmo e São Tomás de Aquino, que com seus escritos traçaram um modelo de ética e moral, que a própria igreja com um intuito de ser fazer lei foi a primeira a autorizar sanções e de encontro ao que escreveu os santos citados.
No período da Modernidade as discursões éticas giravam em torno do racionalismo (movimento que prioriza a razão, como faculdade de conhecimento) e empirismo (movimento que ensina que a sabedoria é adquirida por percepções e experiências), os fatores que modificaram a forma de pensar desta sociedade foi à revolução francesa e industrial e a formação e consolidação dos Estados Nacionais europeus, resultando na separação definitiva entre igreja e estado, a evolução da ciência e desenvolvimento do antropocentrismo (filosofia que considera o homem como centro do universo).
A moral esta inseria na humanidade desde os primórdios dela, antes de ser nomeada com tal nome, acredito que os seres mais primitivos tinham regras entre eles, onde se respeitavam e estabeleciam hierarquias; a moral e a lei andam muito próximas, pois ambas trazem regras que devem ser seguidas para o resultado de uma boa convivência, sendo que alguns indivíduos desenvolvem talvez por meio de sua criação leis próprias que não estão escritas em livros e sim na sua mente por exemplo, passar em frente ao cemitério e fazer o sinal da cruz, tirar o chapéu quando passar por uma igreja em sinal de respeito, levantar com o pé direito, dentre outras, ao ponto que o individuo se não realizar seu “ritual” acredita que cometeu alguma inflação.
A ética e a moral nos dias de hoje vem sendo muito divulgada nos meio de comunicação mais não como os seus idealizadores propuseram como um bem coletivo para a humanidade e sim como sinal de repúdio
...