Moral Negativa na educação
Por: Vilma Costa • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Moral Negativa na escola pública.
Direito: Questão sempre polêmica nas escolas públicas, pois os direitos e deveres sempre batem de frente, onde deveriam andar juntos. Isto gera o questionamento: Estão cumprindo com os deveres para poder cobrar direitos?
Em contrapartida: Porque cumprir com deveres se os direitos não são respeitados?
Religião: No âmbito escolar existe diversidade de crenças religiosas, e muitas vezes essas crenças não são respeitadas, gerando discriminação e preconceito.
História: A escola pública surgiu da observação de que todos têm direito a educação e com qualidade, mas é histórico que esta qualidade está longe de chegar as escolas públicas, mesmo porque não é interessante para quem está no poder, que a grande massa da população tenha capacidade para definir o que está certo ou errado, no que diz respeito aos seus direitos e deveres.
Filosofia: Em função da qualidade precária, o desenvolvimento filosófico dos indivíduos está aquém do que se espera de uma sociedade educada, gerando indivíduos submissos e alienados aos mais desenvolvidos.
Política: As definições e encaminhamentos na escola pública, se dão verticalmente, impossibilitando atingir metas pré-estabelecidas. Algumas delas são impraticáveis e não condizem com a realidade das escolas e comunidades, e existem apenas para satisfazer os interesses de alguns.
Psicologia: A precariedade tanto da qualidade de ensino, como do ambiente escolar, e das constantes afirmações que o estudante de escola pública é inferior ao estudante da escola particular, gera no indivíduo que frequenta a escola pública um certo trauma psicológico, muitas vezes inconsciente, tornando-o um cidadão com alta estima baixa, sem grandes expectativas.
...