Movimento de Terra e Pavimentação
Por: Marcus Vinicius Khalled • 7/4/2017 • Relatório de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 279 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Laboratório de física 2
Experiência 2 – Hidrostática
Cláudio Pereira Silva – 142.137-09
Felipe Mendes dos Santos – 141.104-07
Francisco X. Sung Ki Jeon – 131.102-98
Gabriela Aparecida do Santos – 141.105-05
Marcus Vinicius Cardoso da Silva – 141.104-25
Roger Reis dos Santos – 142.130-66
Movimento de Terra e Pavimentação
Curso noturno
Professor Valdemar
São Paulo
2015
Hidrostática
Objetivo
Através do experimento hidrostático alcançar o valor da densidade de corpos imensos a um fluido, comprovando o principio de Arquimedes.
Introdução
Ao entrarmos em uma piscina, nos sentimos mais leves do que quando estamos fora dela. Isto acontece devido a uma força vertical para cima exercida pela água a qual chamamos Empuxo, e a representamos por . O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força peso, causa o efeito de leveza no caso da piscina. A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).
Foi o filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego Arquimedes quem descobriu como calcular o empuxo.
Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do peso do fluido que é ocupado pelo corpo.
Resumo teórico
E=pL.g.V
onde:
E= Empuxo (N)
pL= Densidade do fluido (kg/m³)
V=- Volume do fluido deslocado (m³)
g = Aceleração da gravidade (m/s²)
Propagação de incerteza
[pic 1]
A experiência em questão será dividida em três etapas, onde a primeira será a verificação do princípio de Arquimedes, estudo de uma liga metálica de latão/alumínio ou cobre/alumínio e, por fim, a determinação da densidade do álcool.
Para a realização da primeira parte da experiência serão necessários à utilização dos seguintes materiais: haste, béquer, barbante, corpo de prova, balança analógica, dinamômetro, cilindro de Arquimedes e seringa.
Inicialmente, encher o béquer com água (3/4 da sua capacidade) e pesar, anotando o valor obtido. Após esse procedimento, amarrar com o barbante o corpo de prova e o mergulhar totalmente na água do béquer, sem deixar que a sua base toque no fundo do recipiente. Medir o valor da massa, com a balança analógica. Calcular o valor do empuxo. Feito esse procedimento e os cálculos, montar o próximo arranjo da seguinte forma: instalar o dinamômetro na ponta da haste e pesar o corpo de prova. Após a pesagem, mergulhar o corpo de prova no interior do líquido. Deve-se calcular o empuxo desse novo processo. Montar um novo arranjo onde o cilindro de Arquimedes deve ser pesado através do dinamômetro preso na haste, o recipiente deve estar vazio. Usando uma seringa, retirar parte da água do béquer de forma a encher o cilindro de Arquimedes. Anotar os valores obtidos para cálculos posteriores.
...