Mudança Organizacional
Artigos Científicos: Mudança Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneide30 • 5/10/2013 • 2.048 Palavras (9 Páginas) • 479 Visualizações
Mudança Organizacional
Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. As pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois toda mudança envolve algum tipo de perda, sendo comum enxergar mudanças como sendo um perigo ou ameaça.
Segundo BRUNO-FARIA (2000) mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho.
E quando acontece algum tipo de mudança na organização, provavelmente haverá resistências e defesas. PEREIRA e FONSECA (1997) esclarecem que existem várias formas de resistência a mudanças como isolar-se; boicotar; resistir ativamente defendendo princípios e posições com rigidez, elegância e bravura; resistir passivamente referindo-se à dissimulação, a não fazer, nem deixar que os demais façam.
Todo processo de mudança nas empresas requer reestruturações profundas em sua organização, independentemente da área. Há empresa que vive um clima de estabilidade, com muitos funcionários acomodados e com muito tempo de serviço na organização, crescendo na hierarquia funcional, até mesmo sem terem qualificação para isso.
Devido ao ambiente estável, talvez não haja uma preocupação com qualificação profissional, treinamento para novas funções, etc.
Sempre há um impacto nos funcionários devido às possíveis mudanças - como novas contratações, novas políticas de carreira, cargos e salários, novas tecnologias, treinamento para mudança de funções na empresa, etc. Isso pode gerar um clima de instabilidade nos colaboradores, que temem mudanças em suas carreiras advindas da nova administração.
Para que o processo de reestruturação tenha um menor impacto negativo na empresa, e até em seus funcionários, é fundamental que haja um planejamento prévio para a implantação de todos os processos de mudança, de forma transparente.
Para que haja uma verdadeira mudança é preciso que o processo aconteça de dentro para fora, ou seja, a mudança requer que se conheça a razão de mudar, exigindo-se conhecer o que se quer mudar.
Deve-se, também, abandonar velhos hábitos, valores e conceitos pré-concebidos, pois ao se fazer as mesmas coisas, se obtém sempre os mesmos resultados.
O período entre o que se conhece e o novo é a transição, onde se move daquilo que é familiar para o desconhecido.
Portanto, o funcionário resiste à mudança porque sente medo do desconhecido e não quer sair da sua zona de conforto.
Ademais, sempre que há um processo de mudança, as pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois toda mudança envolve algum tipo de perda, sendo comum enxergá-la como sendo um perigo ou ameaça.
Por fim, cabe aos dirigentes ou líderes organizar e gerenciar o processo de mudança para que suas possíveis perdas ou ameaças sejam minimizadas, sendo mostrado aos envolvidos seu lado positivo - novo aprendizado, novas experiências, etc.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL:
UMA VISÃO GERENCIAL
Cyndia Laura Bressan
1
RESUMO
Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica/infor-
macional da última década, esta pesquisa apresenta a percepção gerencial relacionada à
mudança organizacional. Por meio de entrevistas com gerentes de empresas de
Telecomunicações do Distrito Federal, foram investigadas variáveis que atuam como
causadoras, facilitadoras e dificultadoras da implantação de um processo de mudança, bem
como a compreensão gerencial do significado de mudança organizacional e as principais
reações desencadeadas pelas mudanças nas empresas. A metodologia utilizada na
pesquisa foi a análise de conteúdo de entrevistas e os resultados desta pesquisa são
comparados com o estado da arte sobre o fenômeno de mudança organizacional, a fim de
apontar indícios de variáveis comuns e
dissonantes entre a percepção gerencial e os
estudos acadêmicos sobre mudança organizacional e desta forma contribuir para a
compreensão deste fenômeno multideterminado e tão presente no cotidiano organizacional.
Palavras-chave
: mudança organizacional; transformação organizacional; gestão da
mudança; inovação; mudança.
QUEBRA DE PARADIGMAS: as chaves para o sucesso empresarial
Daniel Martins, 31 de julho de 2009
Por adm. Daniel Martins
Anos após anos a administração, ou a forma de se administrar, sofre constantes mudanças, podendo ser observadas diariamente dentro das organizações ou em ambientes onde se discutem novas formas de Administrar. Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.
O processo de quebra de paradigmas (de evolução) ocorre pelos seguintes passos:
obs: paradigma é, de forma geral, tudo o que é praticado ou compreendido como certo e absoluto.
1- VELHO PARADIGMA (OU FORMA DE PENSAMENTO) -->
2- INSATISFAÇÃO COM O VELHOS PARADIGMA E NASCIMENTO
...