Mudanças Econômicas No Brasil
Trabalho Universitário: Mudanças Econômicas No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhenita • 11/5/2014 • 366 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
Durante quarenta anos vivemos em uma bipolarização foi entre 1945 e 1985, em que foi chamada Guerra Fria. A principal característica desse processo chamado de bipolarização é exatamente o período da Guerra Fria, que está retratada nessa frase de um diplomata dos Estados Unidos que viveu à época. "A diplomacia contemporânea se desenvolve em circunstâncias sem precedentes. Raras vezes existiu base menor de entendimento entre as grandes potências, mas tampouco jamais foi tão coibido o uso da força."isso retrata o período citado chamado guerra fria.
Conforme foi dito, o período estende-se de 1945 a 1985. 1945 corresponde ao fim da 2ª Guerra Mundial. E 1985 representa o início do fim da União Soviética, ou do bloco socialista.
Com a divisão do mundo em duas superpotências, a partir de 1945, após a divisão da Alemanha, que foi o prêmio dos vencedores da 2ª Guerra Mundial, o mundo passou a ser dividido em duas potências: Estados Unidos de um lado, comandando o bloco capitalista, e a União Soviética do outro, comandando o bloco socialista.
Conflito ideológico, Guerra Fria.
Então deu inicio, o conflito indireto entre Estados Unidos e União Soviética, cada um tentando, da melhor maneira possível, conseguir adeptos ao seu regime.
Intervencionismo dos Estados na economia.
A idéia de liberalismo... neoliberalismo não é uma idéia nova. Essa questão do liberalismo vem desde a Idade Média, desde 1500, desde 1600 para cá. Quando aconteceu a Grande Depressão de 1929, a partir daí os Estados passaram a intervir diretamente nas suas economias. O Brasil também não foi diferente.
Plano de metas do Governo JK.
O que era esse plano de metas do Governo JK? Em resumo, o plano de metas nada mais é que uma preparação do Brasil para receber as multinacionais. O Brasil passa a ser um alvo de investimentos diretos estrangeiros no setor industrial. Então, a partir da preparação do Brasil para entrada do capital estrangeiro, o nosso País passou a se desenvolver muito mais rapidamente. Tivemos, por exemplo, a iniciativa do Estado na construção do chamado marco do processo industrial brasileiro, que é a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda. Tivemos também a criação da PETROBRAS, em 1953, e por aí se vai, até, evidentemente, a ampliação desse parque industrial.
...