Multiculturismo E Pluralidade Cultural
Dissertações: Multiculturismo E Pluralidade Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ciqueira • 26/5/2014 • 430 Palavras (2 Páginas) • 728 Visualizações
Multiculturismo
Pluralidade Cultural
É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou pais, como no mínimo uma predominante diversidade ética e racial, novas identidades políticas e culturais. Pluralidade é uma valorização da característica ética e cultural de vários grupos sociais e vive no território nacional sobre a desigualdade socioeconômica, mas respeitando com expressão da diversidade sem qualquer descriminação.
O multiculturismo nos mostra que a diversidade de cultura tem que ser na escola de certa forma, uma só, porque os alunos tem que compreender que estão em um mesmo ambiente de preparação para o mundo. Para se preocupar se necessário com a diversidade existente e sociedade. A ética exige de todos da escola e de todos os educadores em particular-proposta e as iniciativas que mostram a superação dos preconceitos e das descriminações entre os próprios alunos.
“A diversidade cultural acompanha a história da humanidade, o acento político nas diferenças culturais data da intensificação dos processos de globalização econômica que anunciam, segundo os analistas, uma nova fase do capitalismo.” Respeitar e repudiar a descriminação baseado em raça, religião, classe e exigir respeito para si e para todos.
O multiculturismo surge como um conceito que permite questionar no interior do currículo escolar e das práticas pedagógicas desenvolvidas, a “superioridade” dos saberes gerais e universais sobre os saberes particulares e locais. Pluralidade cultural os conceitos, de modo de agir e de atitudes é o que vem a consumir uma sociedade cheia de etnias com a valorização dos grupos sociais.
O papel da escola quanto a essa temática, é buscar didáticas onde os diferentes grupos formados interajam com a aula formando uma única cultura. O professor deve criar um método de acompanhamento e avaliação. O papel da escola é promover os princípios da ética, da liberdade, do respeito, da justiça, da solidariedade e do diálogo e buscar formas de cumprir a questão da diversidade cultural e as ações geradas pela injustiça social.
Referencias Bibliográficas
MOREIRA, Antônio F.B.: CANDAU, Vera Maria. Multiculturismo. 1ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p.
Disponível em: “http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf”. Acessado em 15 de Abril de 2014.
...