Musica Erudita
Exames: Musica Erudita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klm222 • 8/7/2014 • 722 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
A música sacra do Padre José Maurício, a ópera de Carlos Gomes, o modernismo nacionalista de Villa-Lobos e os diversos movimentos da produção contemporânea: a música erudita brasileira sempre se desenvolveu em permanente intercâmbio com as informações que vêm de fora, e num ininterrupto diálogo com as múltiplas manifestações da rica cultura nacional.
Há décadas, a Funarte trabalha no sentido de apoiar e divulgar a música de concerto. Para tanto:
- Realiza circuitos nacionais de recitais;
- Apoia a manutenção e o crescimento de orquestras e grupos de câmara;
- Realiza as Bienais de Música Brasileira Contemporânea;
Painéis Funarte de Regência Coral
Cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical
Projeto Orquestras
O Projeto Orquestras da Funarte apoia o desenvolvimento de orquestras sinfônicas, de cordas e de câmara, em todo o Brasil.
Projeto Circulação de Música de Concerto
Este projeto dá continuidade à proposta da Rede Nacional de Música, criada pela Funarte em 1977. Visa consolidar um circuito de recitais de música de alcance nacional, gerando trabalho para os músicos profissionais e formando novas plateias para a música erudita.
Em mais de 25 anos de atividades, foram realizados centenas de circuitos de concertos de música erudita, com mais de mil apresentações de solistas, duos, trios e quartetos, formados por músicos brasileiros ou radicados no país.
O Projeto realiza concertos em cidades nas cinco regiões do país.
Para escolher os grupos participantes, a Comissão de Seleção do programa analisa os projetos a partir dos seguintes critérios:
- Nível artístico;
- Diversidade das regiões atingidas;
- Presença de música brasileira no repertório – representatividade das procedências.
Projeto Concertos Didáticos nas Escolas
A iniciativa deste projeto tem a intenção de romper com a ideia equivocada segundo a qual a música erudita só pode ser apreciada por uma classe social elevada, cujos integrantes teriam um conhecimento cultural e intelectual maior. O que falta não são capacidades, mas oportunidades de acesso a estilos de música legitimamente brasileiros, que já consagraram inúmeros intérpretes e compositores nossos em todo o mundo, e que têm o potencial para se tornarem objetos de fruição por amplos setores sociais. Nesse sentido, a realização de projeto voltado diretamente ao público estudantil certamente contribuirá em muito para diluir essa ideia equivocada e aperfeiçoar a percepção de novas ambiências musicais.
Bienal de Música Brasileira Contemporânea
A série das Bienais, iniciada em 1975, constitui, pela sua abrangência e duração, o mais importante
...