Média de gastos semanais com refeições
Tese: Média de gastos semanais com refeições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Analauras1 • 23/9/2013 • Tese • 2.689 Palavras (11 Páginas) • 384 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – UNIDERP
Faculdade Anhanguera de Anápolis
ADMINISTRAÇÃO
1ª Série
Economia
ANA LAURA DA SILVA RA 5560122760
ANDRIAS ROSA DOS SANTOS SILVA RA 5567146879
EDER SEBASTIÃO DA ROCHA RA 5560122768
LARISSA TAVARES BESERRA RA 5570153738
ROBERTA GOMES ANDRADE DE SOUSA RA 5319987421
ATPS DE ECONOMIA
TUTORA PRESENCIAL: Vivian Borges Cardoso Horácio
TUTORA A DISTÂNCIA: Ma. Renata M. G. Dalpiaz
ANAPOLIS/GO
2012
Lista de quadros
Quadro 1 - Média de gastos semanais com refeições 4
Quadro 2 - Evolução do número de refeições (em milhões refeições /dia) das empresas do setor de alimentação 5
Quadro 3 - Faturamento (em bilhões de reais) aproximado de refeições 5
Quadro 4 - Arrecadação do ICMS 9
Lista de gráficos
Gráfico 1 - PIB da cidade de Anápolis 10
Gráfico 2 - Renda per capita Anápolis 11
Sumário
1. Introdução 2
2. Restaurante Self-Service 3
2.1. Informações do mercado consumidor 3
2.2. Comportamento do consumidor 4
2.3. Quanto se compra 4
2.4. Motivos responsáveis pela evolução do mercado 4
2.5. Histórico da evolução do mercado consumidor 5
2.6. Empresas participantes do mercado 6
3. Cálculos de custo de produção 6
3.1. Custo médio para produção 6
3.2. Concorrência de um restaurante self-service 7
3.3. Localização 8
3.4. Serviços e administração de um restaurante self-service 8
3.5. Analises de informações macroeconômicas da cidade de Anápolis 9
3.5.1. Particularidades da cidade 9
3.5.2. Arrecadação do ICMS 9
3.5.3. PIB da cidade de Anápolis 10
3.5.4. Renda per capita Anápolis 10
4. A inflação e cargas Tributarias 11
5. Bibliografia 11
1. Introdução
As oportunidades para se abrir um bom negócio não acontecem normalmente ao acaso.
Iniciar uma atividade empresarial requer do investidor o pleno domínio da atividade que se propõe a iniciar. Neste sentido, tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está inserido, sua capacidade gerencial é um fator de fundamental relevância para o bom desempenho do negócio. Elas podem ser buscadas ou mesmo construídas a partir de informações levantadas e conhecimentos adquiridos com o tempo. Sempre, no entanto, é necessário que o investidor faça os seus cálculos sobre
O quanto ele vai despender – imobilizar – e sobre os resultados esperados do empreendimento. Mesmo no meio da incerteza que o cerca e conseqüentemente do risco do negócio, fazer cálculos sobre os ganhos esperados da aplicação dos recursos é tarefa indispensável. Esse exercício de prospecção de um negócio é chamado de projeto.
Na verdade, um projeto procura sistematizar informações, trabalhá-las e analisá-las de tal forma a permitir concluir se determinada decisão de investimento é viável ou não. Enquanto tal, o projeto pode ser elaborado obedecendo a diferentes níveis de complexidade e detalhamento. A idéia básica de perfil de projeto que servirá de orientação para o presente trabalho busca simplificar a tarefa de sistematização de informações e dos cálculos econômicos que servirão de subsídio à conclusão final sobre a viabilidade do investimento.
2. Restaurante Self-Service
A alimentação fora de casa também entra cada vez mais no cardápio de consumo da classe C. Segundo dado da GS&MD – Gouvêa de Souza, mais de 30% dos gastos dos brasileiros com alimentação são destinados a serviços de entrega ou refeições fora de casa, número que vem crescendo com o impulso deste novo consumidor. O estudo mostra que a classe C é a que mais contribui para o contingente de pessoas que realiza algum tipo de refeição fora do lar. Do total de brasileiros que se alimentam fora de casa 54,6% são da classe C, 24%da classe DE e 19,4% da classe AB.68,1% almoça na rua.
Para atender a esses novos hábitos há uns investimentos para montar, comprar suprimentos e gastos fixos que posteriormente são calculados e criados o valor de venda da refeição.
2.1. Informações do mercado consumidor
O público consumidor é caracterizado por pessoas que procuram agilidade, praticidade, e qualidade para realizar suas refeições. Isso devido à falta de tempo diário, pois cada vez mais cresce o número de famílias que trabalham distantes de casa e também opta por esse comportamento como forma de diversão sair para comer em família, pois não possuem tempo para se reunir e somam as duas atividades, diversão+ alimentação em família. Essas pessoas definem esse tipo de alimentação pela livre escolha dos alimentos, pela forma de pagamento como exemplo; tickets alimentação, cartão de crédito.
Devido ao crescimento econômico aumentando a quantidade de trabalho ofertado, a classe C passou a ser um dos maiores consumidores de alimentos fora de casa. Com esse aumento do poder aquisitivo e mudanças de hábito cresce também as oportunidades de negócio, como restaurantes serve servisse, pizzarias, lanchonetes, franquias e diversas outras oportunidades de negócio para
...