Métodos Geofisico Ambientais
Por: Biana Coelho • 2/6/2015 • Artigo • 441 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Métodos Geofísicos, mais uma ferramenta normatizada, para auxilio nas Investigações Ambientais.
Atualmente a necessidade crescente em manter a integridade e a manutenção do meio ambiente, fez com que várias Normas fossem geradas e/ou revisadas. A publicação da Resolução Conama nº 420 de 2009, que estabelece diretrizes para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, e lançamento das novas normas técnicas da NBR (Normas Técnicas Brasileiras) são bons exemplos.
Dentre as normas que auxiliam os trabalhos na área de Passivos Ambientais podemos citar como significantes a ABNT 15.495, sobre poços de monitoramento de águas subterrâneas em aqüíferos granulares, a ABNT 15.515, sobre Passivo ambiental em solo e água subterrânea. A mais recentemente lançada em abril de 2011 é a ABNT 15.935 que trata de Investigações Ambientais – Aplicação de Métodos Geofísicos e tem como objetivo a normatização de métodos geofísicos, empregados de forma indireta, em investigações ambientais de solo e água subterrânea.
A geofísica é o estudo da Terra usando medidas físicas tomadas na sua superfície. Já os métodos geofísicos são técnicas indiretas de investigação das estruturas de subsuperfície através da aquisição e interpretação de dados instrumentais, caracterizando-se, portanto, como métodos não invasivos ou não destrutivos (CETESB, 1999). Na ABNT 15.935 os métodos geofísicos foram selecionados e separados em aplicação do método, profundidade de investigação, resolução do método e as limitações do mesmo. Na norma foram contemplados 09 (nove) métodos geofísicos de superfície e 02 (dois) métodos geofísicos de poço.
Vale ressaltar que para cada objetivo a ser investigado deverá ser utilizado o método mais indicado, havendo também a possibilidade de escolha de um método paliativo ou auxiliador, mais adequados ao propósito em estudo. Dependendo da complexidade do caso investigado (identificar uma contaminação de origem orgânica ou inorgânica, por exemplo), podem ser utilizados mais de um método geofísico. Porém não somente na identificação de uma fonte de contaminação, ou delimitação de plumas de contaminantes, a geofísica pode ser utilizada, no caso de Investigações Ambientais, na caracterização do meio físico, identificação de objetos enterrados e caracterização do poço.
Portanto, as novas normas emitidas pela ABNT orientam os trabalhos de campo e corroboram para a excelente execução do serviço. Da mesma forma, a aplicação de métodos geofísicos como método não intrusivo nas Investigações Ambientais auxilia, de forma dinâmica e rápida, na identificação e delimitação do passivo ambiental. Os métodos geofísicos são a mais nova aposta do mercado e condiz com as necessidades atuais, de obtenção de soluções rápidas e imediatas para os problemas ambientais existentes. O Meio Ambiente necessita de tecnologias, cada vez mais práticas e objetivas, para identificação dos passivos ambientais existentes e soluções imediatas na recuperação do mesmo.
Fabiana P. Coelho, Msc. Geóloga do Centro de Tecnologia SENAI-RJ/Ambiental.
...