NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?
Casos: NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É A PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcia95 • 23/10/2014 • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 936 Visualizações
2.1 O PEDAGOGO E A PEDAGOGIA, COMO SÃO RECONHECIDOS PELA SOCIEDADE?
A sociedade contemporânea tem sido marcada pelas mudanças de comportamento e desempenho, que se refletem cada vez mais na educação. Para acompanhar essas alterações, governos e educadores se empenham para tentar reconstruir a concepção de educadores. Faculta-se atualmente devido às mudanças ocorridas um novo cenário para a educação, dando uma cartografia significante à educação não formal. O pedagogo, na sociedade em que vivemos passa a atuar como educador social, não apenas dentro das escolas e centros educativos, formando atualmente, um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, deixa para trás os preconceitos e ideias de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula.
Assim, a pedagogia se refere à arte, ciência e profissão de ensinar. Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e oferecer melhorias na qualidade do desenvolvimento da educação brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da ideia de transformação social. Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Seu objetivo principal é a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
A formação de profissionais da educação vem se apresentando como um grande desafio para a legislação e políticas educacionais ao longo dos tempos.
Nesse movimento histórico, situa-se, também, a formação do Pedagogo, cujas discussões remetem-nos à questão central da identidade desse profissional. O pedagogo é um especialista em educação. Intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade.
Além disso, o trabalho do pedagogo não se limita apenas aos bancos da escola. Ele pode atuar em empresas de recursos humanos, editoras, órgãos do governo (estabelecendo e fiscalizando a legislação), organizações não governamentais e, ainda, na inclusão de crianças com necessidades especiais e na educação à distância. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade. Apesar de as atribuições mais comuns serem lecionar e trabalhar na administração escolar, a área de coordenação pedagógica é a que mais absorve pedagogos.
E existe diferença entre o pedagogo e o professor? Acreditamos que existem sim, e muitas, mas ambos têm o mesmo objetivo: a educação. Existe a necessidade extrema de que o pedagogo/educador precise realizar um curso próprio e absorver toda a complexidade de seu objeto de estudo. Porque a educação não está apenas dentro da sala de aula. “Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico” (Libâneo e Pimenta, 1999).
Educação e pedagogia são por muitas vezes confundidos, ou vistos, como a mesma coisa. Por isso, para tratarmos do papel do pedagogo abordaremos, ainda que em linhas gerais, a diferença entre educação e pedagogia. Educação consiste em um processo amplo, assistemático de ensino-aprendizagem, natural à condição humana, por isso educação se da nos mais diferentes momentos e espaços, como na rua, em casa, entre amigos, e assim por diante. Já a pedagogia constitui-se na ciência que se ocupa das questões da educação. É ela quem faz o estudo organizado e sistemático dos problemas da educação, traçando métodos e didáticas que venham a qualificar o processo educativo.
O desafio dos profissionais pedagogos é manter-se atualizado sobre as novas tecnologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas
...