Natura Empreendedorismo, Matemática Aplicada
Por: Débora Lima • 16/10/2021 • Projeto de pesquisa • 3.476 Palavras (14 Páginas) • 1.559 Visualizações
[pic 1]
- UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
Jundiaí / 2021
Nº. | NOME | RA |
01 | Isabela Guerrero | 2163592 |
02 | Isabelle Rocco | 2152121 |
03 | Kátia Valeria dos Santos Silva | 2150317 |
04 | Luciana Aline da Rocha | 2133555 |
05 | ||
06 |
Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), referente ao projeto de pesquisa realizado no segundo bimestre do curso Gestão em Recursos Humanos da Universidade Paulista - UNIP, que terá o intuito de pesquisar a maneira como a instituição interage com o mercado, como ela aplica a matemática em sua rotina, como emprega e gerencia as inovações.
O estudo será feito através de uma pesquisa qualitativa, com este espera-se demonstrar ao leitor a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas: Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; e Matemática Aplicada. E como resultado, demonstrar que podemos aplicar os conhecimentos adquiridos diariamente no mercado de trabalho e o quanto é importante para a empresa.
Palavras-chaves: Projeto, Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Matemática Aplicada.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto é estudar e revisar a prática das disciplinas Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; e Matemática aplicada. Baseado em um estudo de caso, o projeto visa relacionar o conhecimento teórico apresentado ao longo do curso e assim tem como foco principal aplicar de modo prático no funcionamento da empresa.
A empresa escolhida para o estudo foi a Natura S.A. Trata-se de uma empresa brasileira, de sociedade anônima com capital aberto. Atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e corpo, banhos, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene pessoal. É uma das maiores empresas do setor de cosméticos do Brasil, presente em todo o país através do marketing direto (venda porta a porta), a marca é reconhecida por possuir diversas linhas de cosméticos, perfumaria e maquiagem de alta qualidade e socialmente responsáveis. Além disso, já atua em alguns países, como, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, e pretende expandir ainda mais.
A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e também na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A Natura era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.
A Natura é muito conhecida por suas abordagens sustentáveis que não corrompem o meio ambiente, muito pelo contrário, suas ações implicam para a sua melhoria. Além de oferecer produtos excelentes, ela tem um cuidado constante com suas ações, tudo o que faz internamente, acaba refletindo para o que acontece externamente.
Este estudo é baseado na matéria Economia e Mercado, onde buscamos entender a influência econômica da organização interna e externa. Outra matéria que também abordaremos é Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, onde identificamos a capacidade de uma empresa em sempre evoluir e inovar, em determinados tópicos. E por último analisaremos a matemática aplicada na empresa, onde o cálculo é feito para que as tomadas de decisões não se tornem prejudicial a empresa, mas também buscando a forma mais prática e econômica na empresa em geral.
- ECONOMIA E MERCADO
Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Wessels (2003, p.9).
Para entender o que é objeto de estudo em economia, é escassez quando não temos à nossa disposição tudo o que desejamos. Essa escassez, portanto, faz com que tenhamos de fazer escolhas, entre outras, a respeito do que produzir e consumir.
Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos das sociedades são alocados, tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, empresas, etc [...]. É a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações. Guimarães e Gonçalves (2010, p.184).
Segundo Singer (2002), economia é um termo que pode ser usado em três diferentes contextos, sendo o primeiro relativo à característica de ser rigoroso na utilização dos recursos ou valores, sem desperdício. Já o segundo contexto refere-se ao conjunto de atividades que um lugar, cidade ou país exerce visando o rendimento financeiro, e o terceiro contexto refere-se ao ramo de estudo da ciência que traz significado e sistematiza o conhecimento sobre a atividade.
Ainda de acordo com Singer (2002), a economia é realizada por todos através da divisão social do trabalho, onde os diferentes grupos se aperfeiçoam em executar diferentes atividades, todos contribuindo tanto para a produção quanto pela circulação de certa quantidade de produtos, produtos esses que vão desde bens materiais a serviços. Dessa forma, cada indivíduo representa um papel na economia que lhe é oferecido através dessa divisão social do trabalho.
Já de acordo com o site O Economista, podemos entender que economia é a ciência social que tem como foco de estudo a produção, distribuição e consumo de bens ou serviços. A palavra economia tem origem no grego oikos, que significa casa, e nomos, que significa costume ou lei, portanto refere-se às regras da casa. Dessa forma, a economia estuda as diferentes formas de comportamento humano que resultam da relação entre as necessidades pessoais e os recursos disponíveis que irão satisfazê-las, sendo assim, é uma ciência ligada tanto à política quanto à vida das pessoas, onde sua principal função é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos sujeitos econômicos, para assim, oferecer soluções aos problemas existentes.
...