Necessidade De Capital De Giro
Dissertações: Necessidade De Capital De Giro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbarathais • 25/9/2013 • 1.579 Palavras (7 Páginas) • 453 Visualizações
RESUMO
Para que se possa determinar a Necessidade do Capital de Giro (NCG), é necessário alterar, rever o Ativo e Passivo Circulante da empresa. Onde é subdividido o Ativo e do Passivo Circulante em Financeiro e Operacional. No subgrupo Financeiro ficam classificadas as contas que não estão diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa, ao passo que no subgrupo Operacional estão classificadas as contas diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa. As contas que fazem parte do Operacional, para o Ativo, são estoques, contas a receber, dentre outras. No Passivo Operacional estão classificadas as contas com os fornecedores, com o salário dos funcionários, dentre outras. Quanto maior for o Capital de Giro Liquido (CGL) da empresa, menor será seu risco de insolvência, porém, um CGL muito alto significa que expressivos fundos de longo prazo estão financiando parte dos ativos circulantes, como os custos destes recursos são sempre mais elevados, isto pode se tornar um problema financeiro para a instituição.
INTRODUÇÃO
Capital de giro são os recursos destinados para compra de mercadorias, financiamento a clientes, despesas administrativas, recursos de terceiros, etc., podemos dizer que são os recursos para financiar o ciclo operacional de uma empresa.
O administrador financeiro precisa fazer o acompanhamento e monitoramento permanente desse capital de giro, pois pode ser afetado pelas diversas mudanças enfrentadas pela empresa de forma contínua. A empresa precisa recuperar todos os custos e despesas incorridas durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou dos serviços prestados.
Quando esse acompanhamento não é feito de forma correta, a empresa começa uma luta pela sobrevivência, acaba sendo arrastada pelos problemas de gestão de capital de giro e tende a sacrificar seus objetivos de longo prazo. A solução para o problema é reorganizar o modo de administrar instituindo uma boa formação e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administração de déficits de caixa.
1 NECESSIDADE DO CAPITAL DE GIRO (NCG)
A NCG tem uma grande importância por fornecer informações das atividades operacionais, decisão tomada pela alta gerencia e a forma de financiamento das aplicações de recursos.
Existe o Capital de Giro Circulante, que seria a diferença do Ativo Circulante e do Passivo Circulante, grupos de contas do Balanço Patrimonial. Esse indicador é decomposto em diversos demonstrativos e relatórios contábeis, que se combinados com a Demonstração dos Fluxos de Caixa, acrescentam informações financeiras de uso gerencial.
“Necessidade de Capital de Giro é não só um “conceito fundamental para a análise da empresa do ponto de vista financeiro, ou seja, análise de caixa, mas também de estratégias de financiamento, crescimento e lucratividade”, mas Capital de Giro significa o capital circulante ou capital de trabalho, e corresponde ao Ativo Circulante da empresa. Representa o volume de aplicações necessário para iniciar o ciclo operacional da empresa.” (Matarazzo, 1995)
2 CICLO OPERACIONAL
O processo operacional completo abrange a sequência de atividades de compra de matérias - primas, pagamento aos fornecedores, produção, estocagem, venda e recebimento das vendas. Então representará o número de dias transcorridos entre a compra de matérias - primas ou produtos e o recebimento da venda dos produtos fabricados ou comercializados.
2.1 CICLO FINANCEIRO
O ciclo financeiro é o tempo ocorrido ao longo do ciclo operacional, representados pelo pagamento a fornecedores e pelo recebimento das vendas.
Como as empresas têm prazos para pagamento aos fornecedores e recebimento dos clientes, o ciclo financeiro é determinado com base nos prazos médios de pagamentos e de recebimentos.
Para calcular leva as seguintes considerações:
• Prazo médio de pagamento a fornecedores (PP).
• Prazo médio de fabricação / estocagem (PE).
• Prazo médio de recebimento das vendas (PR).
É calculado pela seguinte fórmula:
CF = PE + PR – PP
3 ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO
O balanço reflete a situação patrimonial da empresa onde se constitui do ativo, passivo e patrimônio liquido.
Ativo Circulante: representa os recursos disponíveis a curto prazo (caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, estoques etc.)
Passivo Circulante: representa os financiamentos a curto prazo da empresa (fornecedores, salários, impostos e taxas, contas a pagar, empréstimos etc.)
O patrimônio líquido representa os recursos financeiros dos sócios ou acionistas aplicados na empresa sob a forma de capital inicial e reinvestimentos de lucros.
O Capital de Giro Líquido (CGL) é calculado com a subtração do Ativo Circulante (AC) e do Passivo Circulante (PC)
CGL = AC – PC
4 CAPITAL DE GIRO LÍQUIDO
A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante terá como resultado o capital de giro líquido (CGL).
Quando a soma dos elementos do ativo é maior do que a soma dos elementos do passivo, o CGL é positivo. Em caso contrário, o CGL é negativo. Quando a soma dos elementos do ativo é igual á soma dos elementos do passivo, o CGL é nulo.
Podemos afirma que quanto maior o CGL mantido por uma empresa, mas ampla é sua folga financeira e menor seu risco de insolvência, ou seja, a relação entre capital de giro, folga financeira e insolvência.
5 RESERVA FINANCEIRA
O volume da reserva financeira levará em conta o grau de proteção que se deseja para o capital de giro e deveria ser a prioridade econômica fundamental da empresa. Os recursos destinados e essa reserva seriam aplicados no mercado financeiro, onde as taxas de juros têm sido maiores do que a taxa de rentabilidade do capital fixo.
6 ENCURTAMENTO DO CICLO ECONÔMICO
É
...