Nexon Games: comércio
Seminário: Nexon Games: comércio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacksbramos • 1/6/2014 • Seminário • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
Nexon Games: o comércio
eletrônico torna-se social
• Problema: concorrência com outras empresas de jogos on-line e off-line; aumentar a lucratividade.
• Soluções: centralizar todos os jogos em um único portal on-line e combiná-lo com recursos de rede social.
O BlockParty combina entretenimento e rede social com a tecnologia de portal para oferecer seus jogos mais populares, inclusive o MapleStory e o Mabinogi.
• Demonstra o papel da TI na criação de novos modelos de negócios.
• Ilustra a viabilidade do modelo “fremium” de conteúdo on-line. Comércio eletrônico e Internet
Comércio eletrônico hoje
• Comércio eletrônico: refere-se ao uso da Internet e da Web para conduzir negócios; diz respeito às transações comerciais realizadas digitalmente.
• Começou em 1995 e cresceu exponencialmente mesmo durante a recessão.
• As empresas que sobreviveram à explosão da bolha “ponto-com” são, atualmente, bem-sucedidas.
• A revolução do comércio eletrônico ainda está em seus estágios iniciais.
Comércio eletrônico e Internet
Por que o comércio eletrônico é diferente Ubiqüidade
A tecnologia Internet/Web está disponível em qualquer parte, a qualquer momento: no trabalho, em casa e em qualquer lugar.
Efeito: O mercado se estende além das fronteiras tradicionais e não se limita a um ponto temporal e geográfico, criando o “marketspace”.
Aumenta a conveniência para o cliente e os custos de compra são reduzidos.
Comércio eletrônico e Internet
Características distintivas da tecnologia de comércio eletrônico
Alcance global
A tecnologia atravessa fronteiras nacionais e abrange todo o planeta.
Efeito: O comércio pode atravessar fronteiras nacionais e culturais harmoniosamente, sem modificações.
O marketspace inclui potencialmente bilhões de consumidores e milhões de empresas em todo o mundo.
Características distintivas da tecnologia de comércio eletrônico
• Padrões universais
• Existe um conjunto de padrões tecnológicos : os padrões da Internet.
• Efeito:
• Sistemas de computador independentes podem comunicar-se facilmente.
• Custos de entrada no mercado ficam mais baixos — custos com os quais os comerciantes arcam para que suas mercadorias cheguem ao mercado.
• Reduzem os custos de busca, ou seja, o esforço necessário para encontrar produtos adequados.
Características distintivas da tecnologia de comércio eletrônico
• Riqueza
• Suporta vídeo, áudio e mensagens de texto.
• Efeito:
• É possível enviar mensagens de texto, áudio e vídeo
simultaneamente para um grande número de pessoas.
• Mensagens de marketing de texto, áudio e vídeo são integradas
em uma única mensagem e experiência de consumo.
Características distintivas da tecnologia de comércio eletrônico
• Interatividade
• A tecnologia funciona pela interação com o usuário.
• Efeito:
• Os consumidores envolvem-se em um diálogo que ajusta de
modo dinâmico a experiência a cada pessoa.
• O consumidor se torna um coparticipante no processo de levar
produtos até o mercado.
Características distintivas da tecnologia de comércio eletrônico
Densidade da informação
• Grande aumento na densidade da informação — a quantidade e a
qualidade total da informação disponível para todos os participantes de mercado.
• Efeito: Maior transparência de preços.
Maior transparência de custos.
Permite que os comerciantes pratiquem a discriminação de preços Personalização/customização
A tecnologia permite a modificação de mensagens e produtos.
Efeito: Mensagens personalizadas podem ser entregues tanto a indivíduos quanto a grupos.
Produtos e serviços podem ser customizados conforme características individuais. Tecnologia social
A tecnologia promove a geração de conteúdos criados por usuários e as redes sociais.
Efeito: Novos modelos de negócio de Internet social permitem a criação e a distribuição de conteúdos criados por usuários e o suporte a redes sociais.
Conceitos-chave no comércio eletrônico: mercados e mercadorias
Os mercados digitais reduzem:
• Assimetria de informação
• Custos de busca
• Custos de transação
• Custos de menu
• Os mercados digitais viabilizam:
• Discriminação de preços
• Determinação dinâmica de preços
• Desintermediação
Comércio eletrônico e Internet
Os benefícios da desintermediação
...