Niquel Na Agricultura
Artigos Científicos: Niquel Na Agricultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielmelo • 21/11/2014 • 1.912 Palavras (8 Páginas) • 919 Visualizações
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: TÓPICOS EM NUTRIÇÃO MINERAL
8º PERÍODO/2014
NUTRIÇÃO MINERAL - NÍQUEL
JoãoVictor Cordeiro
PARACATU- MINAS GERAIS
NOVEMBRO 2014
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS GERAIS
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA: TÓPICOS EM NUTRIÇÃO MINERAL
8º PERÍODO/2014
NUTRIÇÃO MINERAL - NÍQUEL
João Victor Cordeiro
Professor: Luma Noronha
Trabalho apresentado à Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, como parte das exigências da disciplina de Tópicos em Nutrição Mineral do Curso de Agronomia, para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
PARACATU- MINAS GERAIS
NOVEMBRO 2014
Sumário
1.0 Introdução 1
2.0 Níquel 2
2.1 Caracteristicas 2
2.2 Mobilidade e Solo 2
2.3 Importância do Níquel para as plantas 2
2.4 Teores na planta 3
2.5 Principais sintomas de deficiência de Níquel 3
2.6 Principais sintomas de excesso de Níquel 3
2.7 Interação com outro elemento químico 3
2.8 Funções do elemento na planta 4
2.9 Absorção pela planta 4
2.9.1 Formas de Absorção 4
2.10 Fontes de Adubação 4
2.11 Translocação na planta 5
2.12 Toxicidade e Deficiência 5
2.12. 1 Os principais sintomas de deficiência de Ni 5
2.12.2 Correção quanto a toxidez 6
2.12.3 Principais plantas que sofrem com a deficiência de Níquel 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1.0 Introdução
Na natureza, estão à disposição das plantas, quase todos os elementos da tabela periódica. Uma simples análise química de um vegetal não funcionaria para determinar quais destes elementos são essenciais, pois a planta pode absorver e armazenar em seus tecidos muitos elementos que não lhe são essenciais. É necessário determinar os nutrientes de acordo com um critério de essencialidade. A maneira mais comum de se determinar a essencialidade de um elemento às plantas é através de experimentos com soluções nutritivas preparadas com água e sais purificados.
As quantidades demandadas de cada nutriente são variáveis, mas todos eles são igualmente importantes. Entretanto, para fins didáticos, os elementos essenciais podem ser assim classificados:
Macronutrientes Os macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume às plantas. São eles: Carbono, Oxigênio, Hidrogênio - retirados do ar e da água - e Nitrogênio, Fósforo , Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre retirados do solo, sob condições naturais.
Micronutrientes Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama). São micronutrientes o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Níquel e Zinco.
Dentre esses elementos está o Níquel (Ni) descoberto em 1751, quando o sueco Axel Frederik Cronstedt tentava extrair o cobre da niquelina. A sua abundância na natureza é considerada relativa, apresenta cor branca prateada com tons amarelados e, por possuir magnetismo, o seu contato com campos magnéticos o transforma em um imã.
Ele é um micronutriente catiônico componente comum das rochas ígneas, e identificado como essencial no crescimento das plantas. O níquel era tido como tóxico, mas hoje é reconhecido pelo seu valor como nutricional.
2.0 Níquel
2.1 Caracteristicas
• Metal Pesado.
• Comum nos solos :
• Na faixa de 14,8 a 50,2 mg/Kg
• Anualmente 106 mil a 544 mil t/ano no solo.
• O esgoto contribui 5 mil a 22 mil t/ano.
• Era tido como tóxico.
2.2 Mobilidade e Solo
Apresenta capacidade intermediária de redistribuição na planta. A mobilidade do níquel no solo é média sob condições de oxidação, elevada em ambiente ácido, muito baixa em ambiente neutro a alcalino e redutor
2.3 Importância do Níquel para as plantas
Para se demonstrar a essencialidade do níquel, primeiro
...