Nitrato De Hexaminniquel2
Ensaios: Nitrato De Hexaminniquel2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: impacto83 • 29/11/2013 • 715 Palavras (3 Páginas) • 476 Visualizações
A reação global do experimento é representada da seguinte forma:
CuSO4 + 4NH4OHex → [Cu(NH3)4]SO4 + 4H2O
No experimento apresentado não foi possível calcular o rendimento, pois algum erro deve ter modificado os possíveis resultados, talvez contaminação de vidraria ou até erro no momento da filtração o que impossibilitou determinar a porcentagem e o rendimento total do experimento.
Na segunda parte do experimento, na caracterização do níquel, foi possível verificar um pH em torno de 10, com a adição do dimetilglioxina a solução ficou rosa, reação abaixo:
Com a adição de água destilada no sulfato de cobre anidro, observou-se solução azul, coloração presente no sulfato de cobre pentahidratado, obtido através da equação abaixo:
CuSO4 + H2O → [Cu(OH2)4]2+ + SO42-
Adicionou-se, amônia concentrada na solução, obtendo solução de coloração azul escuro. Representado na seguinte equação:
[Cu(OH2)4]2+ + 4 NH4OH + SO42- → [Cu(NH3)4]2+ + 8 H2O + SO42-
Pode-se observar, que o sulfato de tetraminocobre (II), [Cu(NH3)4]SO4, é um complexo de coordenação, cujas ligações às moléculas de NH3 são quatro ligações covalentes, logo o número de coordenação é 4. Segundo Vogel (1981), a geometria dos complexos está relacionada com o número de coordenação do íon central, deste modo, verifica-se que o sulfato de tetraminocobre (II) apresenta geometria tetraédrica.
Segundo Kotz (2009), o desdobramento dos orbitais d em complexos de coordenação fornece o meio de se explicar tanto o comportamento magnético quanto as cores desses complexos.
Seguindo a série espectroquímica, a amônia apresenta maior força de ligação do que a água, ou seja, quando o cobre troca de ligante fraco para ligante forte, ocorre um desdobramento do orbital, que passa de uma energia baixa para uma energia alta, aumentando a energia da luz do visível. Podendo ser observado na mudança de coloração, pois quando é adicionada amônia a coloração é mais intensa.
Com a adição de etanol observa-se a formação de precipitado. O complexo tetraminocobre (II) é insolúvel em etanol, obtendo-se na adição deste, a desidratação do complexo, pois o etanol e a água são polares, o que implica que o etanol se liga com a água desidratando o complexo. Observando na reação abaixo:
[Cu(NH3)4]2+ + SO42- + 8H2O etanol [Cu(NH3)4]SO4
Ao término do experimento, pesou-se o produto seco, obtendo-se 1,195g.
A reação global do experimento é representada da seguinte forma:
CuSO4 + 4NH4OHex → [Cu(NH3)4]SO4 + 4H2O
Determinou-se, a quantidade prevista de sulfato de tetraminocobre (II) e posteriormente, o rendimento utilizando os seguintes cálculos:
1 mol CuSO4 --------1 mol [Cu(NH3)4]SO4
159,6g ------ 229,73g
1g ------ x
x=1,439g
...