Normas técnicas
Por: chain • 10/11/2015 • Monografia • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 171 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
Nome completo
TÍTULO PRINCIPAL:
subtítulo (se for o caso).
Juiz de Fora
Julho de 2014
Nome completo
TÍTULO PRINCIPAL:
subtítulo (se for o caso).
Anteprojeto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Experimental I da Faculdade de Comunicação da UFJF.
Responsável: Profa. Dra. Erika Savernini.
Orientador(a): (alterar, se for o caso, gênero e incluir título: Prof. Dr./ Profa. Dra. / Prof. ou Profa. Ms.).
Juiz de Fora
Julho de 2014
SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA 00
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 00
3 OBJETIVOS 00
3.1 OBJETIVO GERAL 00
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 00
4 METODOLOGIA 00
4.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 00
4.2 PESQUISA DOCUMENTAL 00
4.3 MÉTODOS E TÉCNICAS 00
5 SUMÁRIO PRELIMINAR DO PROJETO II 00
REFERÊNCIAS 00
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA
Daqui em diante, as páginas estão configuradas para impressão frente e verso – as páginas anteriores, ocupadas pelas partes pré-textuais, devem ser impressas apenas no anverso (frente da folha).
Fonte Times New Roman, tamanho 12. Alinhamento do parágrafo: justificado. Espaçamento entre linhas 1,5. Parágrafo tradicional (primeira linha com recuo de exatos 2 cm e sem espaçamento entre os parágrafos).
Nas citações indiretas (paráfrase: explicar as ideias do autor com suas palavras): indicar sempre autor e ano. Ex.: Autor (ano) afirma que...
As citações diretas (transcrição de trecho do texto lido) são divididas em 2 tipos: curtas (até 3 linhas) e longas (mais de 3 linhas). Até 3 linhas, fica no corpo do texto, entre aspas, sem formatação especial. A citação longa exige formatação especial, como se pode ver no exemplo abaixo.
Parágrafo autônomo, com recuo à esquerda de 4 cm, Times New Roman no tamanho 10, entrelinhas simples. Ao final de toda citação direta (curta ou longa), deve-se, obrigatoriamente, indicar entre parênteses sobrenome do autor, em caixa alta, ano da publicação efetivamente utilizada e página de onde retirou a citação. (AUTOR, ano, p. 00)
Nas notas de rodapé, legendas de ilustrações/fotos/gráficos e nas referências há também alteração na formatação.[1][pic 1]
Ilustração 1: Logo da Universidade Federal de Juiz de Fora
Fonte: indicar, conforme norma da ABNT.
Na lista de REFERÊNCIAS, onde deve constar todo documento ou texto utilizado para a elaboração do anteprojeto, o entrelinhas é simples e o alinhamento do parágrafo é só à esquerda.
Ao final de cada seção primária, insira uma quebra de página – ainda que o último parágrafo tenha poucas linhas. A seção primária tem de começar em uma nova página.
CONTEÚDO DESSA SEÇÃO
Texto corrido (sem divisões), em torno de 2 páginas:
- texto de apresentação, de caráter descritivo quanto ao tema e ao objeto de pesquisa. Também deve-se apresentar a pergunta e a hipótese da pesquisa.
- em seguida, apresentar argumentos quanto à relevância do tema/objeto tanto para a pesquisa em comunicação quanto para a formação profissional.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONTEÚDO DA SEÇÃO:
- texto corrido, 3 a 5 páginas (cheias) apresentando os conceitos e discussões teóricas que embasam a proposta a partir do que os autores selecionados discutem, explicam... Apresentem as ideias e discussões dos autores – em torno de 5 títulos (livro, capítulo de livro, artigo científico) para o anteprojeto. O texto será predominantemente composto de citações indiretas e apenas pontuado, quando fundamental para corroborar o que já se expôs, por citações diretas (curtas ou longas).
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Uma frase que estruture toda a proposta – deriva diretamente da questão principal.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivos específicos são, de fato, as questões secundárias que precisam ser respondidas para que se alcance o objetivo geral. Fazer entre 3 e 5 objetivos específicos. ATENÇÃO: APAGUEM ESSE TEXTO AQUI – ESSA SEÇÃO É COMPOSTA SÓ POR TÓPICOS.
4 METODOLOGIA
4.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Apresentação breve de todos os títulos (livros inteiros, capítulos, artigos científicos, papers, teses e dissertações... todo e qualquer material crítico/teórico) que foram mapeados para o desenvolvimento de todo o TCC (ou seja, vai muito além dos 5 títulos utilizados no anteprojeto). Agrupem os autores por temas/conceitos/discussões. Esses livros não serão lidos esse semestre, mas já devem ser “levantados”.
Exemplo da estrutura de texto para cada título:
Fulano (ano) discute os conceitos de X dentro de uma perspectiva Y. O autor procede a um levantamento histórico da questão Z, caracteriza tal ação e propõe procedimentos necessários para a execução de tal tarefa.
4.2 PESQUISA DOCUMENTAL
Texto breve apresentando a composição do material empírico (quando houver) e a forma de coleta (essa descrição da composição da amostra deve levar em consideração o período de coleta, o que será coletado e explicação dos critérios para tal escolha). Não confundir com trabalho de campo e análise do material empírico.
...