Novos tempos, novos nichos de escolha de profissão
Artigo: Novos tempos, novos nichos de escolha de profissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: snakekell • 14/4/2014 • Artigo • 1.317 Palavras (6 Páginas) • 393 Visualizações
Conversar com profissionais, conhecer o ambiente de trabalho e conseguir definir quem você quer ser pode ajudar na hora da escolha
Escolher o futuro profissional não é tarefa das mais fáceis. Afora aqueles que já nasceram sabendo o que gostariam de ser ou aqueles que desde cedo descobriram suas aptidões, a maioria das pessoas enfrenta um grande dilema na hora de escolher uma profissão.
"Toda escolha traz consigo uma dificuldade. A maior delas é excluir o que não gosta. Para isso é fundamental se conhecer, para poder fazer a escolha com a maior base de informações possíveis e a partir do que se gosta." diz Yvette Piha, coordenadora do serviço de orientação profissional do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Mas definir o que se gosta também não é tarefa fácil. Para Liamar Fernandes, master coach da Sociedade Brasileira de Coaching, o primeiro passo ao se autoanalisar é verificar se existe uma preferência entre as áreas de Exatas, Humanas ou Biológicas. Depois, listar algumas coisas que goste de fazer, desde matérias em que o aluno vai bem na escola, até atividades ligadas ao lazer, esportes e outras possibilidades.
Nessa fase da escolha, os testes vocacionais também podem ser grandes parceiros já que ajudam a reconhecer padrões de comportamento e preferências, facilitando o processo de autoconhecimento.
Após pesquisar e identificar as possíveis carreiras com as quais se identifica, é fundamental conversar com pessoas que já trabalham na área, de preferência aquelas que você admire e confia. Visitar o ambiente de trabalho delas e conhecer a fundo as possibilidades de expansão dentro da área também são elementos importantes desta pesquisa.
Uma escolha para a vida
Segundo Yvette, mais do que se perguntar "que trabalho eu gostaria de fazer?" ou "qual carreira eu gostaria de seguir?" os alunos devem se perguntar: "que adulto quero ser?" e mais, "qual estilo de vida quero ter?", pois cada profissão leva embutida em sua prática um estilo de vida, um tipo de pessoa com as quais você vai conviver, uma rotina que vai seguir, dentre outros fatores.
Então, é muito importante que na hora de se informar sobre a profissão, o aluno leve em consideração todo o ambiente que circunda essa escolha, e não somente as oportunidades de mercado que ela oferece.
"O adolescente de hoje é muito fissurado nos estudos. É importante que ele se relacione mais com o mundo, veja novas possibilidades. É isso que dará bagagem cultural para que ele conheça melhor o mundo e a si mesmo, e assim tenha condições de fazer uma escolha mais rica.", diz a psicóloga.
Novos tempos, novos nichos
De acordo com a psicóloga Yvete, todo o processo de descoberta do que se quer fazer da vida dá mesmo muito trabalho. Mas ela lembra que ela não acaba na escolha do vestibular. "Temos que passar a vida nos moldando a novas configurações profissionais, o vestibular é apenas o primeiro de muitos passos", diz.
Na hora de escolher, além de tentar projetar a sua vida, é importante ficar ligado nas tendências do mercado, que é a de formar novos nichos. E é desses nichos que novas profissões surgem. Por exemplo, profissões como bioinformacionistas juntam conhecimentos avançados nas áreas tanto de Exatas quanto de Biológicas. Já engenheiros que se ocupam da destinação do lixo urbano teriam que ter boa formação tanto em engenharia, como em gestão ambiental.
Por isso, é tão importante pesquisar, conversar com profissionais que estão em áreas de ponta e ficar atento a campos profissionais que possam surgir. "Às vezes é na combinação de duas áreas totalmente diferentes que você vai encontrar a carreira que quer seguir", diz a psicóloga.
A magnitude e a velocidade das mudanças em todo o mundo têm trazido um impacto dramático sobre as pessoas e seus locais de trabalho nos últimos tempos. O ritmo das mudanças é muito rápido. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização.
Quando há uma era de profundas modificações, o conhecimento se expande e aumenta em valor e em poder. Uma das maiores mudanças é a transformação de uma economia baseada em indústrias para uma economia baseada em informações. Atualmente a quantidade de conhecimento disponível é imensa, sendo necessário saber selecionar o que devemos aprender e onde investir nosso tempo para nosso crescimento intelectual e profissional.
Precisamos nos esforçar para melhorar nossa flexibilidade, velocidade e qualidade do trabalho realizado e ainda dar importância para o que permanece como uma das medidas mais importantes: a produtividade. Isto porque as organizações sabem que os clientes não apenas exigem produtos e serviços rápidos e com qualidade impecável: eles também querem que os produtos e serviços não sejam caros.
Tudo mudou, está mudando e deverá mudar no futuro com uma rapidez cada vez maior. Por isso, nas organizações e até mesmo em nossa casa, existem mudanças na maneira como nos relacionamos, na forma como buscamos uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz.
Todos os trabalhadores, independentemente de trabalharem nas linhas
...