Nutrição Animal
Trabalho Escolar: Nutrição Animal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bia2016 • 15/3/2015 • 483 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Utilização da Poupa residual da industrialização da Mandioca na alimentação de Ovinos confinados.
As fábricas de farinha, féculas e polvilhos, fecularias e polvilheiras, produzem um material sólido restante do processo de produção dos alimentos. Este material sólido é identificado como bagaço ou poupa residual.
As fábricas de farinha são abundantes nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, processam cerca de 230.000 toneladas de mandioca. Produzem também aproximadamente 96.761 toneladas/ano em peso úmido de fécula ou polvilho e 14.835 toneladas/ano de bagaço ou polpa residual, que é jogado fora ou aproveitado para a alimentação de animais.
Raupp et al (1999), determinaram a composição nutricional e as propriedades funcionais-digestivas e nutricionais de uma farinha de mandioca fibrosa preparada a partir do bagaço produzido por polvilheira. Eles encontraram no produto farináceo obtido, em peso seco, 471 g kg-1 de amido e 431 g kg-1 de fibra alimentar. Proteína, lipídeo e minerais (cinzas) representaram 14 g kg-1, 4 g kg-1 e 10 g kg-1 do peso seco da farinha, respectivamente.
Diante dessa totalidade de poupa residual produzida nos processos das polvilheiras, e pelo seu valor nutricional, desperdiça-la é uma perda.
O preço elevado do milho nos últimos anos no Brasil tem estimulado a busca por fontes alternativas, como o subproduto da agroindústria para a alimentação animal. A disputa por alimento com o homem aumenta o custo dos concentrados, e com isso o preço da carne e derivados dos animais.
A mandioca e seus resíduos podem ser utilizados como substitutos dos alimentos energéticos tradicionalmente utilizados na alimentação de ruminantes com desempenho idêntico e redução de custos de produção. É uma alternativa possível em todo o país, pela grande potencial de adaptação da cultura da mandioca a diferentes ecossistemas.
Estudos desenvolvidos por Voltolini et. Al (2009), fornecendo 20°/° de raspa de mandioca como concentrado, acrescido de 0,4°/° de ureia não obtiveram alteração no consumo de matéria seca e no desempenho de caprinos, porém Voltolini et al.(2009 consideram que foi pela baixa proporção de concentrado. Com proporções maiores e substituição total do milho por raspas de mandioca em vacas em lactação, Ramalho et al (2006)1 obtiveram diminuição do consumo de Matéria Seca e diminuição do leite. Ramalho et al (2006)2 relataram que a substituição do farelo de soja pela raspa da mandioca não afetou a ingestão de M.S.
A digestibilidade de alimento é definida como processo de conversão de macromoléculas da dieta em compostos mais simples, que podem ser absorvidos a partir do trato gastrintestinal (Van Soest, 1994). Silva E Leão (1979) dizem que para avaliar alimentos utilizados na alimentação de ruminantes usa-se o coeficiente de digestibilidade aparente, ou seja, a parte de um determinado nutriente que não é excretado nas fezes.
No presente trabalho propôs-se (a) avaliar os efeitos dos níveis de inclusão da poupa residual das fecularias na dieta de ovinos confinados, avaliando o ganho de peso corpóreo e o efeito dessa fibra nas fezes.
...