O ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Por: Carvalho Carvalho • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 1.141 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM
CAMPUS – BRASÍLIA
METODOLOGIA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Yara Cristina de Souza Ferreira – R.A. C652903
Brasília
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Yara Cristina de Souza Ferreira
Brasília
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Yara Cristina de Souza Ferreira
Pré Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a obtenção da nota de NP1 da disciplina MTA. Sob supervisão da Prof.ªMSc SILENE R. M. BARBOSA.
Universidade Paulista - UNIP
Brasília – DF - 2016
APRESENTAÇÃO
O projeto a seguir tem por finalidade atender à exigência da disciplina de Metodologia Cientifica do 3º Semestre no curso de Graduação de Bacharel em Enfermagem, da Universidade Paulista - UNIP de Brasília.
Este é um tema que tem como objetivo analisar o processo de envelhecimento, uma análise voltada para teoria e a pratica com a proposta de observar os elementos, métodos, estratégias e o comportamento da família diante desse acontecimento e principalmente do idoso ao se encontrar inserido nesse contexto.
Sabe-se que esse é um tema de interesse social, de caráter discursivo e opiniões diversas, mas o foco é entender de que maneira o abandono familiar pode prejudicar a saúde do idoso, ou sua relação com outros danos.
Frente a essa situação a seguinte questão é levantada: ABANDONO AFETIVO FAMILIAR DO IDOSO PODE AFETAR SUA SAÚDE?
Este trabalho está passando pelo processo de conhecimento da realidade, o mesmo utilizará de elementos críticos para construção de uma possível análise à respeito da vida idosa na sociedade atual, possibilitando assim ampliar de forma reflexiva a nossa visão de sociedade.
Assim, a construção do projeto irá abranger diversas áreas da sociedade civil como: Instituições asilares e demais organizações que possam embasar de forma contributiva.
Através deste projeto de pesquisa, pode-se refletir sobre a ausência do idoso dentro da família em situação de dependência e as políticas sociais que pouco fazem para minimizar o problema, deixando a família e o idoso em situação de vulnerabilidade, pobreza e sem proteção.
OBEJETIVO GERAL
- Analisar a situação de abandono referente ao idoso (a partir de 60 anos)
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Abordar a relevância da participação da família no processo de envelhecimento
- Esclarecer a necessidade de um projeto de conscientização que beneficie os idosos
- Mencionar algumas possíveis penas para aqueles que cometerem esse crime
PROBLEMA:
ABANDONO AFETIVO FAMILIAR DO IDOSO PODE AFETAR SUA SAÚDE?
JUSTIFICATIVA:
Desde o início até os tempos atuais é do conhecimento de todos que a família é o bem principal na vida de qualquer pessoa, pois a mesma tem como função contribuir no processo de crescimento pessoal dando ao indivíduo base para uma vida digna. E evidente então que não basta fazer parte do mesmo grupo de pessoas com um grau de parentesco, é preciso cuidar, ajudar e contribuir para o crescimento dos envolvidos nesse fenômeno.
Esta pesquisa visa estudar os elementos envolvidos nesse processo de abandono aos idosos, suas consequências e métodos para tentar reduzir esses casos que são cada vez mais frequentes por isso este estudo é de grande relevância para toda sociedade, pois é fato que o idoso é peça chave nesse processo, pois a partir dele pode-se pensar sobre a vida de modo geral.
Este é um tema importante também para as crianças, pois é preciso despertar nelas o respeito com os mais velhos e então serão capazes de respeitar seu próprio futuro, caso isso não aconteça pode causar danos que podem ser vistos de imediato ou ao longo do tempo comprometendo assim toda a sociedade.
A escolha do tema não foi ao acaso, visto que, nos momentos que voluntariei no Lar Maria de Madalena, na cidade de Núcleo Bandeirante /DF, vivenciei inúmeras vezes o abandono, a violência e o desrespeito aos idosos. Foi nesse contexto que surgiu a ideia do tema “Abandono Afetivo Familiar do Idoso, Como Afeta Sua Saúde? ”, devido à grande demanda de idosos internos no Lar Maria de Madalena e sabendo que seria necessária uma intervenção de pesquisa para conhecermos melhor a dinâmica dos idosos atendidos nesta Instituição.
A proposta a seguir tem como principais motivadores o idoso, sua saúde mental, física e consequentemente seu bem-estar.
É importante problematizar a respeito desse tema, pois assim pode ser possível conscientizar as pessoas e então refletir sobre o processo de envelhecimento como algo natural.
ABANDONO AFETIVO DO IDOSO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Sabe-se que o vínculo familiar é um fator importante na vida de qualquer indivíduo, o mesmo pode contribuir de maneira positiva e por vezes e responsável pelo desenvolvimento da criança e até na velhice. Por isso é importante que os laços familiares sejam conduzidos de modo a fortalecer a pratica familiar no sentido de entender que fazer parte de uma família é o mesmo que contribuir para o crescimento dos envolvidos nesse contexto.
...