O ALUNO COM CONSTRUTOR DA SICIEDADE
Ensaios: O ALUNO COM CONSTRUTOR DA SICIEDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: minecrine • 11/9/2013 • 823 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
O filme sugere sobre o problema da comunicação. A comunicação entre os povos, entre ideologias, as barreiras lingüísticas, a historia como um instrumento de articulação entre o passado e o presente, o homem com seus mitos e logos, a continuidade pela transmição de conhecimento. O filme passa por Marselha, Nápoles, Atenas, Istambul, Egito e Andem com a viagem planejada para terminar em Bombaim, a cada cidade, uma explicação breve sobre a historia local e suas lendas. A historia comporta o presente, e esta em constante mutação, após vermos os monumentos históricos gregos, nos deparamos com o plano da cidade atual, um mar de prédios e ruas, similar aos de Nápoles, Marselha e Lisboa.
Este é o presente; os restos são ruínas de tempos gloriosos que se foram, junto com os mitos, agora mais mitos do que nunca. As estatuas de Dom Henrique, o ovo do castelo de Nápoles, os deuses gregos, a mesquita turca, a Esfinge quebrada; o ocidente se desvencilhou de suas crenças para abraçar a tecnologia. Tudo que restaram foram vestígios, e tudo que nos resta é imaginar o que um dia foi a marca dessa cultura, como os turistas fazem nas ruínas de Pompéia.
Entretanto, a medida que o filme caminha vamos mudando de cenário. Não é a toa que, das seis cidades visitadas a terceira seja Atenas e a quarta Istambul;o berço do ocidente e a porta de entrada do oriente. O filme fala um pouco sobre as guerras do passado, entre os gregos e os turcos, a guerra entre ocidente e o oriente, as manivelas da historia não param, e elas também são seres no tempo. Mãe e filha estabelecem de cara um problema de comunicação entre as gerações, existe também uma discução sobre a questão da comunicação no mundo atual. No filme percebe-se que todos falam inglês, o que prova não so a extensão da colonização cultural inglesa e americana, como a decadência cultural do velho continente em especial da Grécia, cuja língua-mãe de toda cultura ocidental so é falada no próprio pais.
O final, chocante e trágico faz com que se perda a própria continuidade da historia. A única criança do filme é o elo entre o passado e o futuro, a possibilidade de se aprender com os erros e mudar os rumos caóticos que a história pode tomar.
O homem vai se construindo em quanto sujeito atraves das civilizações e culturas adquiridas ao longo da historia. Atraves do mediterraneo a cultura de outros povos foram se expandindo por diversas partes do mundo. A Grecia é conhecida como berço da civilização deixando varias influencias politicas, históricas, artisticas e filosoficas iniciando o processo educativo. Os romanos tambem formaram uma grande civilização educacional.
O sujeito constroi a sociedade impulsionado por interesses socioeconômico, político e cultural.
O mito várias vezes esta relacionado com problemas que não coseguimos explicar, por isso recorremos as histórias imaginarias. Esses mitos nos deixam mais confortáveis para explicar o porque do coelhinho da páscoa, a existência do papai noel e ate de onde vem os bebês.
A aquisição da linguagem pode auxiliar na evolução do conhecimento e no desenvolvimento intelectual ,pessoal e cultural. A linguagem é um fator intermediário que ira propiciar relações entre os homens e o homem com seu mundo, favorecendo o processo de aprendizagem, que por sua vez é vista como
...