ALUNO, SUJEITO CONSTRUTOR OU CONSTRUÍDO?
Exames: ALUNO, SUJEITO CONSTRUTOR OU CONSTRUÍDO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlessandraRNunes • 10/10/2013 • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 745 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ALESSANDRA ROEHER NUNES
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
ALUNO, SUJEITO CONSTRUTOR OU CONSTRUÍDO?
Umuarama - Pr
2011
ALESSANDRA ROEHER NUNES
PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
ALUNO, SUJEITO CONSTRUTOR OU CONSTRUÍDO?
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociologia da Educação.
Tutora Eletrônica: Ana Paula de O. Regioli Pataro.
Prof. Okçana Battini
Umuarama - PR
2011
Segundo a disciplina de Sociologia da Educação “o homem não aprende ou é construído apenas dentro de uma sala de aula, mas em muitos aspectos da vida social”, principalmente num mundo tão inovador e cheio de modernidade.
Para Durkheim a “educação é um forte instrumento de coesão social”, ou seja, o homem como sujeito vai aprender a ser social e se tornar membro de uma sociedade por meio de imposições (regras). Já para Marx o homem consegue aprender e construir um conhecimento através daquilo que faz. Os dois pensamentos são importantes para ajudar na compreensão de como um aluno pode construir seu conhecimento e exercer dentro do que a sociedade impõe sobre ele.
O ser humano nasce e cresce sob influência familiar, religiosa, cultural, social e vai adquirindo experiências diferentes em cada etapa de sua vida, e a escola não pode estar fora deste aprendizado, pois, através dela que o aluno vai aprender a desenvolver melhor tudo o que aprendeu em seu cotidiano e obter um desempenho eficaz para o seu futuro e para o que for exercer para o resto de sua vida.
O “Um Filme Falado” foi um grande exemplo de especificar o aluno como sujeito construtor, pois conta a história de uma mãe, também professora, que viaja com sua filha, por diversos lugares , mostrando e ensinando a menina sobre a história de uma cidade, de um povo, de um reinando despertando na mesma uma curiosidade irresistível de saber mais acerca das histórias como nos exemplos em que ela questiona e pergunta por diversas vezes à mães quando surgia dúvidas: “O que é mito? O que é lenda? O que significa Idade Média? E a mãe prontamente explica à sua filha de um jeito criativo, através das paisagens, figuras, sinais, saindo da rotina de uma sala de aula e deixando o método de ensino mais empolgante. Esta aluna com certeza irá construir seu próprio conhecimento por meio daquilo que ouviu e viu pela professora que estava sendo o meio de comunicação principal naquele momento da viagem.
Atualmente vivemos num mundo moderno aonde a educação como fonte de ensino deve ser prioridade no cotidiano do aluno, porque através dela que se aprende os vários comportamentos do homem, os valores, as regras imposta pela sociedade. É normal a criança crescer fazendo aquilo que a família e a cultura transmitem devido a influência do meio, e por este motivo é que a mesma deve ser inserida numa escola para obter um comportamento responsável, e sabendo que existem leis e regras a serem seguidas, entendendo que educação começa em casa e continua na escola.
Agora, o professor de hoje precisa também usar de criatividade numa sala de aula para despertar e motivar seus alunos a gostarem do que ouvem e aprendam com vontade de adquirir suas próprias experiências, correm atrás do que almejam e construam seu conhecimento individual. É necessário conhecer e identificar o perfil de cada aluno, seu comportamento,seu conhecimento de mundo, para usar de estratégia na hora de passar o conteúdo devido, pois como mencionei anteriormente, a criança pode vir de um lar desestruturado e muitas vezes precisa de
...