O CENÁRIO DA ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH
Por: nanzyra • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.077 Palavras (9 Páginas) • 196 Visualizações
2- DESENVOLVIMENTO
O planejamento de recursos humanos deriva dos planos da organização visando satisfazer as necessidades de pessoal. Essas necessidades variam com as circunstâncias.
O primeiro passo do planejamento de RH é conhecer o futuro da organização. O administrador deve saber o direcionamento da empresa, seus negócios e o crescimento esperado. A partir daí verifica se o número e o tipo certo de pessoas estão disponíveis para evitar contratações desnecessárias.
A tomada de decisão em RH depende da situação da organização estar em declínio, em crescimento ou em posição estável e depende de adoção de práticas para elaboração de uma boa gestão e êxito nos negócios da empresa, todos os processos devem ser estudados e analisados:
2.1 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS
A análise e descrição de cargo são imprescindíveis para a área de Gestão de Pessoas, pois contribuem para o bom desenvolvimento do processo, no qual consiste na descrição das tarefas, deveres e responsabilidades envolvidos no desempenho da função e na especificação de talentos, conhecimento e habilidades da pessoa que a exercerá.
A informação obtida na análise de cargos é a base dos programas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e sistemas de recompensas. As organizações que a dotam obtém sucesso nos casos de rotinas trabalhistas e reconhecimento dos empregados por esclarecer o que é exigido para o desempenho eficaz, sendo a descrição de cargos o mais importante e o primeiro grande passo para as empresas se situarem internamente com suas atividades, é um processo que vai destacar os requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante do cargo.
2.2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
O recrutamento e seleção de pessoas tem importância significativa nos resultados de uma empresa, pois uma prática bem desenhada, integrada e praticada terá um impacto positivo na empresa e o inverso, um resultado devastador.
Hoje atualmente existem varias maneiras de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado ou menos descobrindo dentro da própria organização como o recrutamento:
2.2.1 Recrutamento Interno
Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.
O recrutamento interno, além de mais econômico, dispensa o trabalho de empresas de recrutamento. Constitui um incentivo importante para os funcionários, dando a oportunidade de um desenvolvido de um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal.
No entanto contamos com a desvantagem de colaboradores terem menor rendimento no cargo atual, devido à expectativa gerada, também poderá gerar conflito entre os funcionários e atitudes negativas a aqueles que não foram promovidos.
2.2.2 Recrutamento externo.
O recrutamento externo é um processo que se realiza quando pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho.
Esse tipo de recrutamento introduz sangue novo na organização, além de enriquecer o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades.
No entanto pode afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização, reduzindo a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos e depende de aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos.
2.2.3 Recrutamento online
Recrutamento Online é feito através da Internet e os meios sociais, sendo são cada vez mais usados para anunciar vagas e reunir candidatos.
Algumas vantagens em relação ao recrutamento on-line estão nas opor¬tunidades para reduzir os custos e na possibilidade de aumentar o universo do recrutamento, favorecendo a atração de talentos, os mesmo podem se candidatar 24 horas por dia sem limites geográficos.
Mas como o recrutamento online está crescendo à custa de outras abordagens tradicionais de recrutamento, isso poderá contar com a desvantagem de proporcionar frustação aos profissionais da Gestão de Pessoas, pela falta de um toque pessoal. E consequentemente a confidencialidade vem se tornando um problema sério, pois as informações pelos sites podem ser violadas por hackers.
2.2.4 A importância de um bom planejamento do processo de recrutamento e seleção
Todo processo de seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa.
A tarefa de recrutar e selecionar profissionais são estratégica, esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e essa tem que estar preparada para assumir esse desafio.
3- TÉCNICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA
Antes de iniciar uma entrevista é indispensável organizar um roteiro, O roteiro da entrevista deve abordar os seguintes pontos: Desenvolvimento na carreira, relacionamento profissional, ambiente familiar, interesses pessoais, relacionamentos sociais e perspectivas futuras.
O entrevistador deve estar bem preparado e possuir uma boa cultura geral, raciocínio rápido e uma percepção aguda do comportamento humano.
O entrevistador deve conhecer os dados do candidato e saber exatamente o que se espera dele para extrair as informações da melhor forma possível.
Uma das etapas da entrevista deve ter como objetivo dar espaço para que o candidato faça perguntas e esclareça suas dúvidas e revele os interesses, valores, atitudes e preocupações sobre as condições de trabalho.
O entrevistador deve criar um ambiente favorável, o qual deverá ser mantido durante toda entrevista. Embora uma entrevista deva ser espontânea, o entrevistador deve ter controle da entrevista para evitar desperdício de tempo.
4- EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAL E PESSOAL
Nos dias atuais são comuns ao concorrer uma vaga de emprego passar por uma triagem que é uma maneira de selecionar os melhores candidatos para admissão. Em uma triagem é relativamente direcionada de acordo com o negócio da empresa, mas em geral é feita em duas etapas:
Uma teórica,
...