TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E O PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------- 4

DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------------- 5

CONCIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------- 9

REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------- 10

Introdução

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o cenário de atuação das organizações o planejamento dos processos de RH, as principais transformações ocorridas na sociedade nos últimos anos e o impacto que causam na vida pessoal e profissional das pessoas em todos os segmentos da sociedade. Ampliar o conhecimento no que se refere à gestão dos recursos humanos e a prática da legislação trabalhista, possibilitando maior entendimento neste assunto que é de suma importância para sociedade em que vivemos. Entender como tais fatores contribuíram para um novo modelo de atuação das organizações e a evolução da visão sobre as pessoas no ambiente de trabalho, compreender a importância do planejamento da previsão de pessoal alinhados à estratégia organizacional, procura também demonstrar a utilização da auditoria de recursos humanos dentro do ambiente organizacional apresentando alguns modelos de ferramentas que auxilia a empresa não só para a auditoria de RH, mas para o crescimento da organização e a atuação do consultor algumas ações como: investigação, levantamento de informações, a identificação ou constatação de causas.

Desenvolvimento

A competição entre as organizações foi impulsionada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação que facilitaram o acesso de informação criando uma economia global. Diante desse cenário onde há a necessidade de melhores resultados com crescente qualidade em um período de tempo cada vez menor, contando com um mercado competitivo e diversificado, tanto em relação a produtos como em relação aos profissionais, as organizações passam a ser vistas com o organismo vivo, no qual cada órgão tem função vital, e necessitam das mesmas oportunidades e condições, em consonância com a ideia de um RH dinâmico, participativo.

O trabalhador intelectual, como define Chiavenato (2009), deve ser capaz de “trabalhar com a cabeça e participar ativa e pró-ativamente na condução dos negócios”(p.3).A busca pela eficiência operacional e administrativa levaram as empresas a se reestruturarem. Conscientes que cabe aos funcionários a tarefa de buscar soluções criativas e inovadoras para levar a organização a alcançar diferenciais de competividade as empresa cada vez mais buscam talentos, pessoas auto motivadas e com capacidade para o autodesenvolvimento e auto liderança com habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal, preparadas para o trabalho em equipe. Foi buscando o conhecimento dessas competências técnicas e comportamentais que resolvi fazer este curso para realizar melhor meu trabalho.

E importante que as empresas adotem práticas de descrição e análise de cargos, que tenham este retrato do conteúdo e das principais responsabilidades e analise o que o cargo exige do seu ocupante em termos de habilidades, capacidade e conhecimentos para que possa desempenhar adequadamente. Dessler (2003) define analise de cargos como um procedimento pelo qual se determina as obrigações do cargo e as características dos candidatos que devem ser contratados.

Segundo o ponto de vista de Fleury e Fleury (2001) competência e um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferi conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico a organização e valor social ao indivíduo.

Diante deste cenário as empresas utilizam o recrutamento para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competência para as organizações o recrutamento podem ser interno, externos e on-line, as principais vantagens do recrutamento interno além de ser um incentivo importante para os funcionários, mais econômico e dispensa o trabalho de empresa de recrutamento, a desvantagem é que este tipo de recrutamento pode gerar expectativa da pessoa ao novo cargo diminuindo seu rendimento no cargo atual e também podem gerar conflitos entre os funcionários e atitudes negativas à aqueles não promovidos.

O recrutamento externo só é realizado quando esgotam os recursos humanos internos tem a vantagem de maior leque de escolha, possibilidade de seleção mais exigente e experiências novas nas organizações. Uma das desvantagens e que pode gerar insatisfação na equipe existente e desmotivação dos funcionários que aguardavam uma oportunidade para serem promovidos. O recrutamento on-line tem a vantagem de ser mais rápido e baixo custo, está disponível 24 horas, permite ao candidato atender ao anuncio a qualquer hora e em qualquer lugar om acesso a internet. a desvantagem é que a impessoalidade destes contratos feitos pela rede a falta de contato empregador/empregado pode ser ainda um fator negativo uma vez que é no contato mais direto que se pode estabelecer um bom relacionamento efetivos, valor este bastante importante para empresa, que ao aderir este tipo de recurso pode gerar contratação inadequada.

. A entrevista é a técnica de seleção mais utilizada pelos selecionadores, pode ocorrer várias vezes ao longo do processo de seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com