O CONTROLE DE QUALIDADE EM PAPÉIS
Por: Gaby4lmeida • 20/11/2019 • Relatório de pesquisa • 1.285 Palavras (6 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS ZÉ DOCA
MISLANE FURTADO
RÁVILA GABRIELLY
SANIELE ASSUNÇÃO
VICTOR EMANUEL
CONTROLE DE QUALIDADE EM PAPÉIS
ZÉ DOCA-MA
2019
MISLANE FURTADO
RÁVILA GABRIELLY
SANIELE ASSUNÇÃO
VICTOR EMANUEL
CONTROLE DE QUALIDADE EM PAPÉIS
Relatório apresentado ao curso de Técnico em Alimentos como requisito para a obtenção da primeira nota do segundo semestre da matéria de Embalagens
Orientador: Marcos Serra Luz.
ZÉ DOCA-MA
2019
INTRODUÇÃO
A aula prática ocorreu a disciplina de Embalagens, sob orientação do Prof. Esp. Marcos Serra Luz, que teve como tema: “O controle de qualidade em papéis”. A prática foi realizada em sala de aula e teve como objetos utilizados: tesouras, réguas, e alguns tipos de papéis.
A grande quantidade de produtos diferentes e altamente especializado no papel e na indústria de transformação de papel precisa de ferramentas para garantir um produto de constante qualidade. De saquinhos de chá, papel de seda, além de papel de fotocópia até papelão pesado, existe uma enorme variedade.
Uma coisa em comum é a necessidade de uma técnica para uma análise rápida a fim de determinar os parâmetros físicos como a espessura, gramatura, extensão molhado e teor de humidade.
OBJETIVO
Identificar características relacionadas à qualidade em diferentes tipos de papéis utilizados em embalagens para alimentos.
MATERIAL
- Papel kraft pardo;
- Cartolina;
- Papel vegetal;
- Papel cartão;
- Papel couché;
- Papel sulfite;
- Tesoura;
- Régua;
- Balança.
PRÁTICA N° 01
CÁLCULO DA GRAMATURA
PROCEDIMENTO
- Medir o tamanho de uma folha de papel sulfite (L x A = 20x20 cm);
- Pesar uma folha de papel sulfite
- Aplicar a regra de três (OBS: A medição da gramatura é realizada com base em 1 m² de papel);
- O resultado do cálculo deverá ser expresso em g/m²;
- Caso a folha seja muito leve deve-se colocar 10 folhas para a pesagem e dividir o resultado por 10, encontrando assim o peso médio da folha.
CÁLCULOS
Dados:
Altura = 33 cm
Largura = 21, 7 cm
Peso (10 folhas) = 55 g ÷ 10 = 5,5g (1 folha).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com o término da avaliação “cálculo de gramatura”, nós conseguimos com mais facilidade, através das observações, entender melhor o conteúdo ali abordado, bem como resolver os cálculos propostos. Após todo o procedimento experimental o qual fizemos passo a passo, podemos encontrar os valores de cada incógnita. Usando a regra de três para calcular a gramatura do papel sulfite obteve-se o seguinte resultado:
(L x A) = 33 x 21,7 = 716,1
[pic 2]
716,1 cm² --------🡪 10 000 cm²[pic 3][pic 4]
5,5 g ----------- ---🡪 X
716,1X = 55 000
X = 55 000 ÷ 716,1
X = 76, 8 g/m²
PRÁTICA Nº2
CÁLCULO DE ESPESSURA
PROCEDIMENTO
- O equipamento recomendado para a determinação da espessura de uma folha de papel chama-se paquímetro. Ausente, o mesmo pode ser substituído por uma régua;
- Em folhas de papéis finos, como por exemplo o sulfite, a determinação da espessura com a régua poderá ser realizada da seguinte forma:
- Junte 100 folhas de papel;
- Meça a espessura do bloco;
- Aplique regra e três simples. O resultado deverá ser expresso em cm.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a leitura procedimento experimental, fizemos passo a passo do que estava pedindo. Primeiramente, usamos uma régua de 30 cm para fazer a medição da espessura do papel. Juntamos as 100 folhas de papel sulfite, logo após medimos o bloco formado, em seguida aplicamos a regra de três e obtivemos os seguintes resultados:
[pic 5]
100 folhas = 1 cm 100 -------🡪 1 cm[pic 6][pic 7]
1 --------🡪 X
X = 1 ÷ 100
X = 0, 01 cm
PRÁTICA Nº3
CAPACIDADE DE RUPTURA
PROCREDIMENTO
- Estique as folhas nas extremidades e observe a resistência que cada tipo de papel apresentará até se romper.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nessa prática utilizamos 6 tipos de papéis diferentes, para compararmos a capacidade de ruptura de cada um. Os tipos de papéis utilizados foram os seguintes: papel couché, papel vegetal, papel cartão, papel sulfite, papel kraft pardo e papel cartolina. Podemos observar que cada tipo de papel tem uma capacidade de ruptura diferente que podem ser considerados pelos seguintes níveis: capacidade de ruptura baixa, média e alta, como mostra as seguintes observações:
...