O Caleidoscópio Do Poder
Exames: O Caleidoscópio Do Poder. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tata2021 • 18/5/2014 • 933 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
Gestão de Cargos e Salários
Trabalho de Gestão de Carlos e Salários
EEEM “Conde de Linhares”
Professor: Rafael Nogueira
Aprovado em: ___/ ___/ ___
_________________________________
Professor: Rafael Nogueira
Colatina- ES
2014
Definições:
O Plano de Cargos e Salários é um instrumento de uso privativo da direção da empresa e seu principal objetivo é facilitar as decisões do dia-a-dia da empresa na área de Cargos e Salários.
A peça fundamental do Plano de Cargos e Salários é uma Tabela Salarial mostrando os cargos organizados em Classes com uma faixa salarial para cada Classe.
Uma Tabela Salarial contém os dois elementos fundamentais para a definição da remuneração de um profissional:
1) O “tamanho do cargo” - que representa a importância que o cargo tem para a empresa. Na Tabela Salarial, o tamanho do cargo é representado pela Classe em que ele estiver incluído.
2) O salário - que representa a compensação monetária oferecida à pessoa que ocupa o cargo. O salário da pessoa pode ser posicionado ao longo da faixa salarial da Classe em que o cargo estiver incluído, conforme o desempenho do profissional.
Cargo
É uma composição de funções ou atividades equivalentes em relação às tarefas a serem desempenhadas, o qual é definido estrategicamente na busca da eficiência da organização. A análise de um cargo e sua descrição são formas de auxiliar na contratação do empregado dentro do perfil desejado pela Empresa.
Função
A descrição de função divide-se em:
a. Descrição Sumária - descreve de forma sucinta as principais atribuições do cargo;
b. Atribuições - descreve de forma detalhada, todas as atividades que o empregado realiza;
c. Requisitos Básicos da Função - define o mínimo indispensável de formação e conhecimentos para o exercício de cada função. É necessário que, no fim de determinados períodos de tempo, aja uma revisão dos cargos e funções ou sempre que houver necessidade de ajustes, a fim de adequá-las às mudanças tecnológicas e de mercado.
Objetivos:
Fixar critérios que possibilitem a Gestão de Cargos e Salários na empresa de forma racional, profissional e impessoal;
Atrair, reter e desenvolver os profissionais com real capacidade para atender às necessidades e prioridades da empresa frente ao mercado.
Estimular o autodesenvolvimento dos colaboradores, possibilitando seu aperfeiçoamento profissional na organização, por meio de políticas de aproveitamento interno.
Aumentar o grau de comprometimento dos colaboradores com a empresa e a satisfação com a remuneração e perspectivas de ascensão interna.
Administrar e controlar os gastos com pessoal.
Proporcionar melhor relacionamento entre a organização e seus colaboradores, por meio:
• do estabelecimento dos cargos a partir das necessidades da organização e da compatibilidade entre as atividades realizadas, formação e experiências necessárias.
• do agrupamento dos cargos com níveis de responsabilidade semelhantes, de forma que pertençam à mesma faixa Salarial.
• da fixação de salários consistentes internamente e competitivos externamente.
Cabe à área de Recursos Humanos, a responsabilidade pela definição de procedimentos para a gestão de cargos e salários dos colaboradores, dos diversos níveis hierárquicos, assim como as alterações que se fizerem necessárias, que podem envolver a criação, a extinção ou a reclassificação dos cargos, de acordo com a vontade e necessidade da empresa. A criação, extinção ou reclassificação dos cargos deverá ser criteriosa, ficando sob a responsabilidade da Área de Recursos Humanos em conjunto com as Áreas e os Equipamentos envolvidos e sujeitos à aprovação da diretoria
...