O DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
Por: caiquerf • 14/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.374 Palavras (10 Páginas) • 135 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Caíque Fernandes
RA: 1822885
DEPARTAMENTO DE AGUA E ESGOTO (DAE):
PIM I
Jundiaí
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
Caíque Fernandes
RA: 1822885
DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO (DAE):
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista-UNIP.
Orientador:
Jundiaí
2018
RESUMO
Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo destacar Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas da Informática desenvolvidas no Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí-SP. Para abordar e coletar dados dos assuntos citados teve como método: a pesquisa. Para entender de forma clara, foram observadas as práticas organizacionais realizadas na Instituição, através de analises de liderança conduzidas na parte interna e externa da Entidade e como é conduzida a organização interna de pessoal. O Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí é uma Autarquia ligada ao município e atua na atividade típica da função pública.
Palavra-chave: Administração, Comunicação e Técnicas da informática.
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO.................................................................................01
1.INTRODUCÃO
A DAE S.A. – Água e Esgoto foram criados no decreto da lei municipal 5.307/99, uma sociedade de economia mista que atua na área de saneamento básico.
A Instituição atende toda área urbana e parte da área rural do município, com o fornecimento da água tratada, afastamento e coleta de esgoto (concessão à CJS Companhia de Saneamento de Jundiaí).
Uma Instituição voltada para melhor qualidade de vida da população o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jundiaí, cuida restritamente da sua área de mananciais e nascentes, que geram o abastecimento de todo município.
Atualmente o acionista majoritário da empresa é a Prefeitura de Jundiaí.
A Empresa DAE S.A. – Água e Esgoto estão ligada diretamente ao Parque da Cidade, onde se encontra o maior reservatório e o centro de recalque de água do município.
O abastecimento da cidade vem de 95% do rio Jundiaí-Mirim que nasce na divisa de Jarinu (Córrego do Tanque) e Campo Limpo Paulista (Ribeirão do Perdão).
De fato que a construção em áreas de mananciais podem por em risco a qualidade da água das bacias e exigem processo de licenciamento especifico.
2.FUNDAMENTO DA ADMINISTRACÃO
2.1 Denominação e forma de estruturação legal da organização
A empresa DAE S.A. Água e Esgoto é uma sociedade de economia mista que atua na área de saneamento básico, administrada pela Prefeitura de Jundiaí que detém quase 100% de suas ações. A empresa se constitui de diversas estruturas divididas em diferentes localidades, as estruturas são:
- Unidades Externas
- Bombeamento do Rio Atibaia
- Complexo da Barragem do Rio Jundiaí-Mirim/Represa do Parque da Cidade
- Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú
- Estação de Tratamento de Água do Eloy Chaves
- Laboratório de Produção de Água
- Unidades Internas
- Auditório do Planeta Água
- Laboratório de Controle de Qualidade de Água
- Laboratório de esgoto
- Telemetria e Telecomando
2.2 História e desenvolvimento da entidade
Na metade do século XIX Jundiaí já se destacava entre as cidades brasileiras na questão de saneamento básico e desenvolvimento de obras de serviços de água e esgoto. Na época as autoridades se preocupavam e afastar o esgoto e resíduos sanitários e trazer água limpa diretamente para consumo dos altos da Serra do Japi.
A partir da década de 40 e 50 o Governo do Estado passou a investir e seu desenvolvimento evoluiu. O Rio Jundiaí-Mirim passou a ser considerado um manancial. A sua água não era tão cristalina quanto à da Serra do Japi, mas com o tratamento correto essa água passava a ser tão boa quanto a da Serra do Japi.
A primeira represa a receber água foi a do Horto Florestal em 1953, com um pequeno reservatório para captar água do Rio Jundiaí-Mirim com a nascente na divisa de Jarinu (Córrego do Tanque) e Campo Limpo Paulista (Ribeirão do perdão).
O maior impulso na área de saneamento básico foi pela criação do Departamento de Água e Esgoto (DAE), em 1969, no mesmo ano de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA-A).
2.3 Atendimentos as necessidades públicas
A DAE S.A. Água e Esgoto têm como interesse a oferecer melhor qualidade de vida no que desrespeito à agua e a coleta e afastamento de esgoto, hoje atendendo 100% da área urbana do município e grande parte da área rural.
...