O Design a Metodologia e a Pesquisa Científica
Por: annabueno01 • 23/8/2016 • Artigo • 4.647 Palavras (19 Páginas) • 2.098 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como tema: O Design a Metodologia e a pesquisa científica. O tema ficou assim delimitado: O designer como pesquisador. O objetivo geral é: Verificar qual a relação entre o design e a pesquisa científica. Os objetivos específicos são: Examinar a metodologia desenvolvida no design. Analisar a importância da pesquisa para o conhecimento e estrutura do designer. Observar os métodos e metodologias de projeto. Determinar os processos criativos na metodologia de design.
Esta pesquisa visa demonstrar a relação entre o design e o método de pesquisa científica associada à importância da busca de informações para o conhecimento e desempenho do designer, com efeito de melhorar sua competência profissional. O papel da pesquisa refere-se principalmente ao projeto de design. Ela é indispensável para a execução do mesmo, por ela podemos criar, desenvolver, elaborar e compor visualmente um determinado produto ou até mesmo um ambiente, de modo a atender as expectativas do cliente/consumidor.
A pesquisa está associada também ao briefing do projeto que é o conjunto de informações necessárias para a execução projetual (nome, idade, profissão, necessidades do cliente, possíveis soluções, etc.). Por meio da pesquisa o designer compreenderá as necessidades do cliente/consumidor, ele irá interpreta-la, traduzi-la e por em prática as informações extraídas.
No design a pesquisa tem uma importância vital, pois ela oferece ferramentas com objetivo de atingir um bom resultado, por exemplo, o “averiguar” do projeto, uma vez que, é examinado o essencial do método projetual e do produto a ser lançado, além disso, o comportamento do público alvo, a empresa que contrata a viabilidade econômica, se o produto é possível ser fabricado, quanto tempo a fábrica levará para fabricá-lo, etc. Deste modo podemos posicionar de forma mais estratégica no decorrer de todo o projeto.
Portanto a presente pesquisa poderá contribuir para apresentar a importância que a pesquisa científica exerce na área do design, contudo o importante não é a pesquisa gerar um conhecimento específico, mas sim conhecimentos acumulados fazendo com que as ideias fluem cada vez melhor possibilitando uma colocação mais planejada no desenrolar de todo o projeto, favorecendo a criação de produtos mais criativos e inováveis.
Podemos concluir assim que a pesquisa é sempre uma forma de desenvolver as habilidades no design. E pesquisar é buscar novos conhecimentos, fortalecer ideias ocasionando benefícios futuros para o Designer.
O problema que estimulou esta pesquisa foi o interesse em analisar: De que forma os métodos de pesquisa desenvolve o conhecimento do designer?
Neste instante, por hipótese afirma-se que: A pesquisa científica tem a finalidade de estabelecer novas ideias na realização do projeto, procurando obter criatividade e aperfeiçoamento no design; A pesquisa científica contribui para o design procurando designar novos conceitos e formar na prática a capacidade de criação do designer.
A Metodologia aplicada na presente pesquisa foi: A pesquisa bibliográfica que abrange leitura e artigos científicos. Desta forma podemos comprovar a realidade e a confiabilidade das informações obtidas por meio da pesquisa relacionada ao design.
O Embasamento teórico é o trabalho de Calvera (2006, p.102), apresentando que a pesquisa é uma parte fundamental para a atividade do Design.
Este tema foi abordado por Calvera (2006, p.102), afirmando que a pesquisa é uma parte essencial para a formação do designer.
Esta pesquisa foi realizada entre Agosto e Outubro de 2015.
2 A RELAÇÃO ENTRE O DESIGN E PESQUISA CIENTÍFICA
O design é um processo de solução de problemas e para descrever os inúmeros pontos de vista envolvidos no projeto é necessário que se tenha um pensamento organizado para planejar e executar suas diversas etapas. Podemos complementar esta relação entre conhecimento e pesquisa, com a seguinte definição:
“Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos” (ANDRADE, 2001, p.121).
No desenvolvimento do design, a pesquisa tem papel importante em todas as etapas de projeto, pois sendo um processo de busca e descoberta, levanta dados que se transformarão em informação, que por sua vez se transformará em conhecimento. Os projetos que começam com uma boa especificação têm três vezes mais chances de sucesso do que os que são mal planejados. É muito importante começar da maneira certa. De acordo com Strunck:
Os resultados dos projetos variam na razão direta da qualidade das informações de que dispomos para trabalhar. Quando desconhecemos um assunto ou não temos informações precisas sobre o problema a ser resolvido, podemos antever uma solução ‘sem alma’, bonitinha, mas que não vai funcionar, ou teremos que refazer as ideias até que possamos contemplar totalmente as necessidades existentes. (STRUNCK, 2004, p.66)
A pesquisa tem como metas principais gerar novas formas de conhecimento ou buscar novas relações entre conhecimentos pré-existentes para determinado fim.
A importância da pesquisa como contribuição para a formação do conhecimento de design aplicado no projeto de produto está relacionada com a crescente busca de soluções cada vez mais inovadoras e criativas aos problemas relacionados ao design, fugindo principalmente da cópia, na tentativa de se encontrar um caminho ou uma linguagem própria do designer.
É ele quem vai buscar as informações, organizá-las, interpretá-las, traduzi-las e, por um pensamento e um planejamento sistematizados, vai fazer escolhas, gerando caminhos e opções criativas à determinada situação. Embora tenha um papel importante, o designer não é o centro desse processo, que não possui um centro propriamente dito , é como uma rede interligada de informações onde o designer é quem vai fazer a comunicação entre essas ligações, compartilhando conhecimentos.
O elemento fundamental para um planejamento de projeto eficiente é a pesquisa. A
pesquisa é tão importante quanto o desenvolvimento do produto, pois além de começar na fase inicial do projeto é a base de dados que será utilizada como informação na formação do conhecimento de design que, por sua vez, será aplicado no decorrer de todo o projeto.
Portanto, pode-se dizer que a pesquisa acontece na realidade todo o processo de design, do início ao fim. No início, mais como fonte de informação e depois, como base para apresentação e argumentação das propostas do projeto.
...