O Design na Empresa
Por: marimgio • 3/11/2019 • Ensaio • 687 Palavras (3 Páginas) • 161 Visualizações
O design
Design é: valor a marca, transformação, estratégia, experiências com a marca, comunicação, necessidade e desejo.
O design contribui com a criação de necessidades e desejos com produtos, serviços e experiências que geram valor real para o consumidor.
A intenção principal do designer é transformar idéias em produtos palpáveis, serviços e experiências que possam gerar valor real para o consumidor.
Fases do design
Imersão – pesquise seu cliente
É nesta fase que se busca todas as informações de todos os lados. É hora de mergulhar no universo do consumidor. Através de conversas informais, contato pessoal, pesquisas, descubra o que consumidor quer, descubra seus desejos. Desloque-se até onde o seu cliente está, saiba o que ele quer da sua empresa.
Como fazer isso: use recursos da internet, pesquise em campo.
*Coloque-se no lugar de seus clientes. Ao se colocar no lugar das pessoas, você identifica o que incomoda e o que agrada o consumidor na utilização de um produto ou serviço.
Análise – mundo de idéias
Para iniciar o processo de análise é preciso reunir pessoas diferentes, criar equipes multidisciplinares. Pessoas que pensam design farão toda a diferença. Defina um gestor de idéias para liderar uma equipe e a estruturar de maneira adequada. Convide-as a pensar em novas propostas para o seu negócio.
Após a criação das equipes é hora da tempestade de idéias.
1º entender: entende-se o problema, as oportunidades e toda circunstância que envolve o tema.
2º observar: observa-se os consumidores diretamente (como fazem, como pensam, como utilizam etc).
3º considerar: considera-se novas possibilidades, idéias e pensamentos.
*Nada de punir o “pensar fora do quadrado” nessa fase. O correto é reforçar, oferecendo atenção e audiência não punitiva.
Ideação – escolha de um grupo de idéias.
Neste momento do processo criativo, não é mais hora de tempestade de idéias, mas de escolher um grupo de idéias factíveis que terão mais chances de dar certo nas contingências analisadas nos consumidores.
Antes de pensar em qualquer modificação, avalie o potencial da idéia através da conceituação, que consiste no momento destinado a colaborar com terceiros para ampliar o potencial da idéia porque muitas vezes a idéia parece boa, mas quando o cliente compra o produto, ele encontra várias dificuldades para utilizá-lo. Em algumas situações, o consumidor até aceita a solução proposta, mas esta solução não atende à sua necessidade. Essa fase é chamada de refinamento.
Experimentação – experimente idéias
O design é um negócio baseado na prototipagem, uma vez que você não desiste de uma idéia promissora, você a constrói.
A prototipagem é um processo aplicado de forma tangível e intangível, passando por serviços, experiências virtuais, sistemas organizacionais, layouts arquitetônicos, interatividade de sistemas e até mesmo para reinvenção de um negócio.
Aplicação da prototipagem no design:
Post-its podem organizar sistemas de informação;
Storyboard serve como forma de mapeamento de processos;
Placas de isopor e papelão podem compor layouts arquitetônicos em escala real;
...