O EXCESSO DA BEBIDA ALCOOLICA
Por: anaipimenta • 6/3/2016 • Projeto de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1][pic 2]
O EXCESSO
BEBIDA ALCOOLICA
[pic 3]
Ana Pimenta nº2 1113
Vera Azevedo nº20
Boa tarde, jovens, senhores professores e funcionários.
Estamos aqui hoje para vos consciencializar sobre os problemas do álcool. É um tema atual e que importa e preocupa todas as pessoas, mas especialmente aos adolescentes.
Constantemente, deparamo-nos com a proibição de bebidas alcoólicas, a menores de idade, em Portugal. Mas, no entanto, o consumo existe! Quer seja em ambiente familiar, festas populares ou particulares a quantidade consumida, de bebidas alcoólicas, pela juventude de hoje em dia, tem aumentado cada vez mais.
Podemos considerar que os jovens usam a bebida como forma de integração no meio social, quer seja para fazer amizades ou para mostrar que já são crescidos e que têm poder. Mas... nesta fase de descoberta e conhecimento há os perigos do excesso.
Com isto não queremos dizer que não é importante a convivência e a liberdade, queremos apenas alertar que há limites e limites. Podemos estar uns com os outros convivendo alegremente de forma saudável sem entrar nas loucuras das bebidas alcoólicas.
Temos estudos que comprovam que há 29% dos jovens que bebem durante toda a semana. Como é isto possível?! Onde se aplica a lei sobre o consumo da bebida alcoólica? Para estas questões as respostas não são coerentes, até porque há bares que mesmo tendo as sinaléticas, de proibição de venda de bebidas a menores, vendem as bebidas alcoólicas, com valores acessíveis, a qualquer jovem de qualquer idade.
O consumo da bebida em excesso é bastante problemático. Pode causar doenças graves como a cirrose no fígado, alterações corporais e mentais, entre muitas outras.
Segundo as estatísticas, em Portugal 22% dos jovens estão em risco de dependência do álcool. Juntos vamos inverter esta percentagem! Vamos mudar a nossa mentalidade, os nossos hábitos, as nossas atitudes!
Estamos convictos que este, é também, um problema para os pais visto que a educação é a base de tudo. Certamente que todos os pais educam ou tentam educar os seus filhos para que estes não entrem nos caminhos da bebida alcoólica. Contudo alertamos os pais e toda a comunidade escolar para que estejam, cada vez mais, atentos a pequenos sinais que os jovens, inconscientemente, nos dão sobre a situação em que estão a passar.
Não queremos estas atitudes, de excesso de consumo de bebida alcoólica para a nossa juventude. Queremos uma sociedade desperta para a vida saudável, consciente dos seus atos com objetivos de vida bastante positivos.
Está na hora de refletir e começar a agir!
Para finalizar, reafirmamos que devemos beber com moderação e respeito por nós e por todos os que nos rodeiam, respeitando a legislação.
E lembrem-se… podemos beber e divertir-nos sem que os outros se divirtam á nossa custa!
...