O EXERCICO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.
Trabalho Universitário: O EXERCICO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelbalduini • 12/3/2015 • 369 Palavras (2 Páginas) • 886 Visualizações
O conceito autonomia e formar cidadãos com responsabilidade social,pois a educação tem que estar sustentada pelos pilares a conhecer, a fazer, a ser e a viver.
A autonomia esta descrita na LDB assegurando as unidades escolares, a autonomia e uma parte da natureza da educação, e adquirida através das inter-relações buscando sua própria identidade, com a participação de todos.
Sua eficácia depende da ousadia de cada escola que com coragem de enfrentar realidades diferentes, e se fortalecendo através dos erros, e com eles aprendendo e se fortalecendo.
Para que a autonomia escolar ocorra e necessário a participação de todos os membros para definir seus ideais,mostrando que a escola autônoma não e aquela escola que isolada mais sim uma escola participativa.
A gestão escolar ter autonomia e ter o poder de decisão dentro da escola tanto no pedagógico , administrativo e financeiro, sendo compartilhado pelos gestores, professores , alunos e comunidade.
Tendo como objetivo pedagógico ensino de qualidade, sempre analisando as necessidades locais.
Trabalhando também a autonomia administrativa evitando o desperdício e utilizando elementos disponíveis, assim também buscando autonomia financeira que tem como princípios atos de aprendizagem e exercício da cidadania, forma eficiente de garantir a autonomia financeira e institucionaliza-la por mecanismos que garantam a distribuição de recursos.
A escola com autonomia financeira tem dinâmica nova, estrutura organizacional de seu sistema, reduzindo burocracias e dando importância aos planejamentos e decisões. A autonomia financeira tem como finalidade livrar a escola daquela burocracia que surge sempre que ocorre imprevistos ou situações de emergência do dia-dia e de alunos e professores. Pois quando não se tem isso na escola um problema traz outro, fazendo assim uma bola de neve.
Autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira e um processo construído em coletividade com participação de todos da escola, tanto nos erros como nos acertos, mais tudo com base no sistema de ensino e as leis de diretrizes nacionais de educação.
Para que tudo isso se torne possível e fundamental o projeto politico pedagógico da escola, envolvendo assim todos gestores, alunos , professores e comunidade, valorizando assim a escola.
A busca pela autonomia da escola não e uma soberania pois o estado continua sendo o co-responsavel pela escola , mantenedor e supervisor avaliando e participando para assegurar o gerenciamento autônomo.
...