O Empreendedor E A Gestão
Por: andredemelloo100 • 16/4/2023 • Trabalho acadêmico • 380 Palavras (2 Páginas) • 50 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
COMPONENTE CURRICULAR: EMPREENDEDORISMO
ANDRE DE MELLO VIEIRA
O EMPREENDEDOR E A GESTÃO
RIO DE JANEIRO
NOVEMBRO
2022
ANDRE DE MELLO VIEIRA
Trabalho apresentado ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de modalidade EAD, em cumprimento à exigência como segunda avaliação na disciplina Empreendedorismo.
Orientadora: Prof. Flavia Targa Martins.
RIO DE JANEIRO-RJ, NOVEMBRO DE 2022
A crise econômica provocada pela pandemia do Covid-19 causou e vem causando enormes prejuízos a economia global e atingindo bruscamente a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas. A crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. Conforme a população se vê forçada a circular menos e evitar sair de casa, o consumo de produtos e serviços tendem a ter uma queda significativa.
A empresa precisar buscar o equilíbrio, tentando reforçar as receitas de um lado e reduzir os custos de outro, de forma a sempre inovar e buscar técnicas alternativas para conseguir se manter no mercado. E para que essa situação seja revertida, temos algumas opções.
Um ponto muito importante é estar atento às notícias, sempre buscando estar ciente das coisas que estão acontecendo no mundo e no país, e assim buscando novas formas de inovar e empreender, sempre atento as demandas do mercado e meios de aumentar o negócio.
Outro ponto a se destacar é o planejamento financeiro, pois um empreendedor deve estar sempre se planejando pra qualquer tipo de negócio, pois nada adianta implementar novas formas de empreender mas não saber administrar as finanças, estando sempre atento a quantidade de dinheiro que entra e sai, não apenas na pandemia mas em todo o momento.
Assim sendo, a pandemia foi um momento muito difícil para todos, mas que trouxe uma maior autonomia, criatividade e desafios para a população, incentivando até mesmo pessoas que nunca tinham tido contato com o empreendedorismo, e assim buscaram através das adversidades novas formas de inovar para poderem se sustentar, incluindo organizações de todos os portes, em que seus empregados tiveram que buscar formas alternativas para seus negócios e portanto devem sempre estar se reinventando.
REFERÊNCIAS
MENDES, J. Empreendedorismo 360º: a prática na prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
https://universo.uniateneu.edu.br/2022/05/23/os-desafios-de-empreender-na-pandemia/
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/10/05/internas_economia,1311468/empreendedorismo-no-brasil-cresce-com-a-pandemia-e-o-desemprego-em-alta.shtml
...